{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.text}}
A PwC tem o conhecimento e as competências necessárias para o apoiar na tomada de decisões fundamentadas. Ajudamo-lo a projetar o futuro!
“Em tempos de incerteza, com este Momento Económico, pretendemos incluir maior clareza nas suas decisões.”
O crescimento da economia portuguesa em 2025 foi revisto em baixa e a performance do 3.º trimestre dá sinais mistos.
O Banco de Portugal, nas projeções divulgadas em junho, estima um crescimento de 1.6% do PIB em 2025 – revisão em baixa face a março de 2025 –, enquanto que o FMI e o Conselho de Finanças Públicas permanecem mais otimistas (2% e 2.2%, respetivamente).
Apesar do contexto de elevada incerteza internacional, provocada pelos conflitos geopolíticos e tensões comerciais, espera-se que prevaleçam os efeitos positivos da entrada de fundos europeus e da robustez do mercado de trabalho.
Embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha registado uma aceleração considerável no decorrer do último trimestre de 2024, verificou-se uma desaceleração no início de 2025, em parte devido à diminuição do consumo privado e a redução da formação bruta de capital fixo.
De acordo com o Banco de Portugal, o crescimento trimestral do PIB no 2.º semestre deverá situar-se em 0.6%, refletindo maior dinamismo do consumo privado.
O Banco de Portugal, nas projeções divulgadas em junho, estima um crescimento de 1.6% do PIB em 2025 – revisão em baixa face a março de 2025 –, enquanto o FMI e o Conselho de Finanças Públicas permanecem mais otimistas (2% e 2.2%, respetivamente). Veja também o outlook de crescimento do PIB dos EUA, Europa, China e ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e os riscos associados.
Como previsto, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa de juro de referência da zona euro, devido ao cenário de incerteza causado pelas disputas tarifárias. A decisão surge num contexto em que a economia da zona Euro dá sinais de resistência e a inflação mantém-se próxima do objetivo de 2%.
Os EUA e a UE chegaram a um acordo quanto às tarifas que contribuíram para reduzir a incerteza dos agentes económicos. Assim, praticamente todos os bens exportados da Europa para os EUA estarão sujeitos a uma tarifa de 15%. Portugal tem vários setores com forte peso do mercado norte-americano, como os casos da indústria do têxtil, automóvel e, sobretudo, o setor dos vinhos.
O cenário internacional atual é marcado por elevada incerteza, devido a mudanças na política económica dos EUA, e à intensificação dos conflitos internacionais. Como resultado, o World Uncertainty Index tem vindo a atingir valores historicamente elevados, em muito superiores aos verificados durante a pandemia COVID-19. Segundo o Banco de Portugal, esta incerteza pode colocar em risco o crescimento económico e comprometer o investimento.
{{item.text}}
{{item.text}}
A nossa equipa de Economics da área Strategy Advisory da PwC Portugal tem o conhecimento e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada em diversos contextos, seja público ou privado.
Fale connosco!