Atualmente sou consultora SAP, na equipa da Digital na PwC Portugal. Abracei o desafio de integrar esta nova equipa há 2 anos e meio. Escolhi a PwC para começar o meu percurso, não só pelo feedback positivo que recebi, mas também por me identificar com a ética de trabalho, princípios e visão da Firma. Assim, o meu trabalho diário tem como base o desafio intrínseco de uma consultora, isto é, lidar com clientes e arranjar soluções eficientes para estes, associado à área de SAP que me veio trazer a parte mais tecnológica que sempre me atraiu na Engenharia.
Um consultor SAP desenvolve e configura soluções neste software, permitindo assim, que os clientes possam tornar as suas atividades do dia a dia mais eficientes. Para quem não sabe ainda ao certo o que é SAP, explicando de uma forma muito simples, imaginemos que uma empresa tem vários processos e várias equipas, têm as compras ao fornecedor, as vendas ao cliente final, a parte financeira e de contabilidade, produção, etc, tudo isto nestas empresas são pequenos “sacos” de informação que a empresa tem de transportar - o SAP permite juntar tudo no mesmo sistema, para que seja mais fácil de “transportar”, ou seja, mais fácil de gerir.
Na equipa de SAP estamos alocados a projetos, sejam estes nacionais ou internacionais, e grande parte das vezes trabalhamos em conjunto com outras equipas da PwC.
Um projeto SAP tem várias fases e dependendo da etapa em que este se encontra, a nossa rotina varia. Numa fase inicial é necessário conhecer os processos da empresa e, como tal, existe muito contacto com o cliente e também com outras equipas. Depois é necessário passar à parte de implementação do pedido do cliente em SAP e nesta fase o trabalho torna-se mais técnico. As idas ao cliente - principalmente quando este se localiza em Portugal - acabam por ser algo que faz parte da nossa semana, não só para facilitar o conhecimento dos processos mas também para criar elos de ligação. No entanto, a verdade é que cada vez mais o trabalho remoto é uma realidade que veio para ficar.
O trabalho em equipa é algo que tenho de realçar, uma vez que, na minha opinião, saber trabalhar em conjunto é uma característica essencial num consultor. No caso de SAP, por ser “um mundo” e ter tantos módulos, a partilha de conhecimento e a entreajuda são algo essencial para o crescimento de um consultor especializado nesta área.
A área de SAP é desafiante, há sempre por onde melhorar, aprender e crescer, mas os desafios que sinto hoje no meu trabalho são diferentes daqueles que sentia há 2 anos. Quando entrei na PwC tudo era novo e diferente e esse foi um dos maiores desafios que senti. Neste momento desafio-me, diariamente, para crescer tecnicamente em termos de SAP.
O desafio e a possibilidade de aprendizagem diária é, para mim, o mais interessante nesta área. Na PwC, para além do desafio técnico intrínseco de SAP há também a possibilidade de abraçar novos projetos e realizar formações. Através da minha experiência profissional na PwC já realizei várias certificações em módulos de SAP, academias de formação internacionais, semanas de team building e formação e projetos tanto fora como dentro do país.
__
Margarida Cinca,
SAP Senior Consultant na PwC Portugal