Indústria
Serviços financeiros
A missão da PwC
Transformar aplicações SAP do Banco, revolucionando o reporting de gestão
Impulsionado por
SAP S/4HANA
Armindo Fortes
IT Director, Banco Nacional de Angola
O BNA uniu forças com a PwC para transformar a sua principal função financeira com as suas aplicações vitais de SAP – incluindo SAP ECC 6, SAP Business Warehouse (BW), SAP BusinessObjects e SAP Business Planning and Consolidation (BPC) – para as versões mais recentes de SAP S/4HANA e SAP BW/4HANA. Durante a conversão trabalhámos em estreita colaboração com a SAP (parceiro de garantia de qualidade do projeto), para assegurar que as decisões certas seriam tomadas durante todo o período de implementação.
Uma vez que o ambiente SAP do BNA apoia as suas operações principais e a economia angolana, foi vital minimizar as perturbações durante o ambicioso projeto de 12 meses. Assim, para cada processo de negócio, a PwC e o BNA avaliaram os benefícios do alinhamento com as melhores práticas de última geração e da introdução da automação, em comparação com a minimização das alterações nos processos para reduzir as perturbações para o negócio e para os seus colaboradores. Ao todo, documentámos, migrámos e testámos mais de 300 processos de negócio sem perturbar as operações do BNA.
A conclusão de uma transição tão perfeita só foi possível devido a uma considerável e eficaz gestão da mudança. É por isso que a PwC formou mais de 500 pessoas de todo o BNA e trabalhou de perto com instituições financeiras em Angola.
Armindo Fortes, IT Director do BNA, refere também que “graças ao grande apoio dos nossos parceiros SAP e PwC, o nosso Banco está bem posicionado para cumprir o seu mandato crucial como motor crítico da economia de Angola.”
Armindo Fortes
IT Director, Banco Nacional de Angola
Porque é que o BNA escolheu a PwC como parceira juntamente com a SAP Na PwC temos um profundo conhecimento técnico aliado a insights do setor. Contratámos e formámos pessoas locais para oferecer apoio no terreno, que foram apoiadas por especialistas da equipa de Digital Technology Consulting da PwC Portugal. Além disso, a abordagem da PwC destacou a oportunidade de se investir num sistema “clean core” (fundamental no contexto de ERP (Enterprise Resource Planning)) e de aproximar os processos do cliente o mais possível do standard (fit-to-standard), de forma a aproveitar as novas capacidades de SAP S/4HANA, substituindo os antigos processos personalizados por novos processos padrão e por melhores práticas durante a jornada de implementação.
A migração para SAP S/4HANA aplicou a abordagem “brownfield” da SAP (ou seja, garantir que no processo de transição do SAP ECC para SAP S4/HANA fossem preservados os dados existentes em sistema, os processos e customizações desenvolvidas ao nível do software. Deste modo, assegurou-se a interrupção mínima do negócio ao longo do processo de conversão). Inicialmente, o BNA tinha planeado replicar o seu ambiente existente nas novas aplicações. No entanto, a PwC trabalhou na transformação tecnológica dos processos de negócio, de modo a que se pudessem substituir os desenvolvimentos personalizados por funcionalidades standard agora disponíveis em SAP S/4HANA. Isto reduziu a complexidade operacional e será rentável e mais fácil de manter a longo prazo.
A PwC ajudou o BNA a satisfazer as suas necessidades comerciais específicas, migrando funcionalidades personalizadas para as novas aplicações SAP. Um exemplo é o módulo SAP do BNA para a gestão financeira, que visa garantir que as tesourarias das instituições financeiras do país se mantêm dentro dos limites regulamentares de liquidez. Mantivemos este módulo o mais standardizado possível, modernizando-o com as novas funcionalidades de gestão de stocks integradas em SAP S/4HANA.
A implementação do BW/4HANA utilizou a metodologia Transform da PwC e uma abordagem “greenfield” (abordagem que visa a reengenharia dos processos com vista à sua simplificação e total customização de acordo com as necessidades do negócio) – utilizando o poderoso processamento de dados de SAP HANA para gerar relatórios mais sofisticados. Por exemplo, o BNA reforçou os seus relatórios de RH garantindo que quaisquer pagamentos de horas extraordinárias são assinados antes de executar a folha de pagamento mensal.
A equipa da PwC também atualizou a plataforma de integração do BNA de SAP PI para SAP PO e converteu as integrações com outros 14 sistemas de negócio. Isto permite trocas de dados altamente eficientes entre sistemas SAP e não-SAP, ajudando o BNA a realizar relatórios e a obter informações de todo o seu negócio. Para além de todos estes benefícios, a mudança para SAP S/4HANA também melhorou o desempenho de todo o sistema, reduzindo o tamanho da base de dados em mais de 50%.
Tito Tavares
Consulting Director, PwC Portugal
A nossa abordagem liderada por humanos e impulsionada pela tecnologia já está a produzir resultados, tendo sido observadas melhorias significativas em todo o BNA. Por exemplo, com o apoio da PwC, o BNA centralizou a elaboração de relatórios em vários departamentos – incluindo contabilidade, mercado de capital, gestão financeira e estudos estatísticos – introduzindo SAP BW/4HANA e eliminando a gestão de dados.
Introduzimos também extensas capacidades analíticas que geram poupanças de tempo e de custos, ao mesmo tempo que equipam os líderes com conhecimentos empresariais detalhados enquanto trabalham para apoiar o sistema financeiro angolano. Por exemplo, a medição da liquidez nas instituições financeiras angolanas costumava exigir 15 dias de trabalho em folhas de cálculo, mas a SAP S/4HANA entrega, agora, esse relatório num minuto. Outro exemplo: a análise dos dados financeiros internos do BNA demorava duas horas no antigo ambiente SAP, mas agora demora cinco minutos.
O que significam estas melhorias para o BNA?
De forma crítica, o BNA conseguiu melhorar a sua agilidade empresarial, uma vez que pode agora tirar partido das mais recentes funcionalidades SAP à medida que são lançadas. Isto abre um mundo inteiro de oportunidades para aproveitar a Inteligência Artificial (IA) e a automação, ao mesmo tempo que reforça a segurança, capacitando o BNA para continuar a colher os benefícios da transformação digital nos próximos anos. O efeito global? O BNA está numa posição mais forte para promover a estabilidade do sistema financeiro de Angola e tomar decisões empresariais que lhe permitam cumprir o seu propósito institucional.