Indústria
Energia, Serviços Públicos e Recursos
A missão da PwC
Modernizar a infraestrutura na cloud
Impulsionado pela tecnologia
Microsoft Azure
A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento
Pedro Alexandre Viegas
Diretor de Estratégia de IT, PwC Portugal
O Grupo Greenvolt, fornecedor de energia 100% renovável, opera em 20 países com uma variedade de métodos tecnológicos. Assim, a importância dos dados não pode ser menosprezada – são cruciais. Dados fiáveis e em tempo real são essenciais para a operação e controlo eficientes dos seus sites de energia.
Os dados foram também a razão pela qual a Greenvolt enfrentou um desafio: a organização teve de recolher informação recebida de vários fluxos de dados, gerir mais de 300 instalações solares só em Portugal e fornecer aos seus clientes relatórios precisos e atempados.
À medida que a organização se expandia, tornou-se cada vez mais claro que a combinação existente de soluções díspares de hardware e software já não era suficiente. A necessidade de um sistema centralizado de dados era crítica.
Ciente das complexidades envolvidas na criação de um sistema centralizado que consolidaria dados de várias localizações, a equipa da Greenvolt compreendeu a necessidade de uma solução que fosse suficientemente robusta e que desse resposta às suas necessidades imediatas, mas também capaz de acomodar o crescimento futuro.
Selwin Wever
Diretor de Operações e Plataformas, Comunidades Greenvolt
O cliente escolheu a PwC Portugal devido à nossa forte experiência técnica, parcerias estratégicas com fornecedores líderes de tecnologia e profundo conhecimento das necessidades de negócio da Greenvolt.
Em 2021, a PwC Portugal começou a trabalhar com a Greenvolt na definição da sua Estratégia de IT, onde a migração dos principais sistemas de IT e de dados da organização para a cloud foi um dos impulsionadores estratégicos, com foco na melhoria da escalabilidade, segurança e eficiência operacional. Esta mudança proporcionaria uma infraestrutura mais robusta e fiável, permitindo a integração eficiente e o tratamento de maiores quantidades de dados e apoiando especificamente a visão da Greenvolt.
Com a nossa profunda experiência em enfrentar desafios tecnológicos e implementar soluções em grande escala, conseguimos encontrar a solução de software certa para o Grupo Greenvolt, que optou por uma solução na cloud de um dos fornecedores líderes nesta área, a Microsoft.
O programa estava agendado para durar três anos e incluía um Plano Estratégico de IT, uma Avaliação da Plataforma, o Design de Soluções na Cloud e uma implementação do ‘Move to Cloud’, cobrindo tudo, desde a estratégia à execução. Ao personalizar o novo sistema em torno dos requisitos específicos da Greenvolt, a PwC Portugal permitiu à equipa aceder facilmente aos dados de toda a organização, ao mesmo tempo que expandiu de forma eficiente a sua base de clientes.
Ao personalizar o novo sistema em torno dos requisitos específicos da Greenvolt, a PwC Portugal permitiu à equipa aceder facilmente aos dados de toda a organização, ao mesmo tempo que expandiu de forma eficiente a sua base de clientes.
Henrique Gomes
Diretor de IT, Grupo Greenvolt
A nível operacional, a solução tecnológica de grande escala da PwC Portugal teve um impacto transformador no Grupo Greenvolt.
A implementação de sistemas únicos de monitorização, alarme e relatórios em todas as instalações do cliente simplificou significativamente as operações, levando a respostas mais rápidas e eficientes aos clientes e a comparações muito mais fáceis e em tempo real de dados e equipamentos, tudo sob a bandeira de uma única solução: uma solução que funcione em todos os lados, para todas as partes, e que pode continuar a ser construída no futuro.
Os resultados numéricos são igualmente impressionantes. Destacam-se:
Até à data, o novo sistema foi implementado com sucesso em mais de 400 instalações, com planos para uma expansão adicional.