Director, PwC Portugal
Diretora da área de Indirect Taxes (IVA, IECs e Direitos Aduaneiros) da PwC. É responsável da área de ITX – TPC Portugal.
Com vasta experiência profissional em projetos de otimização na área do IVA no âmbito de ações promocionais de produtos de grande consumo; conceção e implementação de estruturas e de procedimentos que visam otimizar a recuperação de IVA e de direitos aduaneiros na área imobiliária e turística em Portugal e em Cabo Verde; implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA no setor público e setor bancário com identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro rata; implementação de projetos de minimização do impacto de impostos especiais de consumo e de regimes especiais aduaneiros; participação em projetos de SAF-T com equipas multidisciplinares e revisão dos testes fiscais; participação em projetos internacionais com equipas de diversos países para tratamento e recuperação de IVA de entidades multinacionais.
Licenciada em Administração e Gestão de Empresas e pós-graduada em Gestão Estratégica e em Gestão e Liderança para Executivos pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
É formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e ministra regularmente cursos sobre IVA, IECs e Direitos Aduaneiros. Participa, como oradora, em cursos, seminários e conferências conexas com a fiscalidade.
Autora de artigos na área da tributação indireta publicados em revistas e jornais económicos.
© 2015 - 2025 PwC. Todos os direitos reservados. "PwC" refere-se à rede de entidades que são membros da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), cada uma das quais é uma entidade legal distinta e não atuam como agentes da PwCIL, nem das restantes entidades membros da network. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não assumirá qualquer responsabilidade perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício da atividade profissional das suas firmas membros, nem exerce qualquer controlo sobre, ou os vincula juridicamente. Nenhuma das entidades pertencentes à rede PwC exerce qualquer controlo sobre, nem vincula juridicamente as demais entidades no exercício da sua atividade profissional pelo que não poderão as mesmas ser responsabilizadas, a que título for, perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício das respetivas atividades profissionais.