Cybersecurity & Privacy Principal, PwC Portugal
Tiago David Marques é Principal na área de Risk Assurance Services (RAS) do departamento de Assurance da PwC, com mais de 11 anos de experiência em Auditoria de segurança e sistemas de informação.
Inicialmente esteve envolvido em auditorias de controlos gerais informáticos sobre os domínios de Security, Computer Operations, Change Management e IT Governance, no suporte de auditorias financeiras.
Após alguns anos envolvido nesse tipo de projetos de auditoria desenvolveu projetos essencialmente na Banca Portuguesa, Angolana e Cabo Verdiana nas seguintes áreas:
Controlo Interno e compliance com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX);
Revisão de Politicas e Procedimentos;
Auditoria informática e segurança informática;
Análises de qualidade e integridade dos dados; e
Levantamento de processos de negócio no âmbito da avaliação dos IPE’s (Information Produced by the Entity) essencialmente na Banca Portuguesa, Angolana e Cabo Verdiana.
Tendo integrado a equipa de Cybersecurity & Privacy da PwC, tem realizado projetos os seguintes projectos:
Avaliações de conformidade de cibersegurança face a diferentes standards de mercado (ISO 27001, referenciais do NIST, referenciais da ENISA, COBIT, etc.), e / ou requisitos regulatórios como por exemplo a EBA Guidelines;
Avaliações de conformidade de segurança/infra-estrutura aos sistemas de pagamentos alinhadas com framework SWIFT CSCF, SWIFT PSCF, Target 2;
Avaliações de Service Providers através do Standard ISAE 3000 e ISAE 3402; e
Avaliações de conformidade no setor de telecomunicações com base no regulamento 303/2019 da ANACOM sobre Integridade e Segurança nas Redes e Serviços de Comunicações Eletrónicas - SIRSCE.
© 2015 - 2025 PwC. Todos os direitos reservados. "PwC" refere-se à rede de entidades que são membros da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), cada uma das quais é uma entidade legal distinta e não atuam como agentes da PwCIL, nem das restantes entidades membros da network. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não assumirá qualquer responsabilidade perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício da atividade profissional das suas firmas membros, nem exerce qualquer controlo sobre, ou os vincula juridicamente. Nenhuma das entidades pertencentes à rede PwC exerce qualquer controlo sobre, nem vincula juridicamente as demais entidades no exercício da sua atividade profissional pelo que não poderão as mesmas ser responsabilizadas, a que título for, perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício das respetivas atividades profissionais.