{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.title}}
{{item.text}}
O novo quadro regulamentar de Solvência II tem tido um grande impacto sobre as formas de tratamento de dados, sistemas informáticos, processos, controlos, governo corporativo e na própria gestão do negócio das (re)seguradoras.
As (re)seguradoras enfrentam ainda o enorme desafio de sincronizar a implementação do IFRS 17 com o IFRS 9 nos próximos anos. A gestão de prazos e das interdependências entre estes projetos é crítica.
Os sistemas informáticos e os processos das (re)seguradoras têm vindo a ser significativamente atualizados para dar cumprimento às novas exigências regulamentares e de supervisão decorrentes da entrada em vigor da Solvência II.
O ideal seria alavancar as sinergias decorrentes da implementação do novo quadro regulamentar (tratamento de dados, desenvolvimento dos sistemas atuariais, etc.) com o IFRS 17 e o IFRS 9.
A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento
Neste novo quadro regulamentar, as (re)seguradoras são obrigadas a manter níveis de capital regulamentar compatíveis com os riscos que subscreveram, ao mesmo tempo que não podem descuidar o retorno aos acionistas. Tal balanceamento só é possível através da derrogação da fórmula-padrão em detrimento da correta aferição e avaliação dos riscos do negócio, por forma a se adequar os requisitos de capital aos riscos efetivamente subscritos, o que necessariamente se baseia em sistemas de gestão de riscos e de controlo interno robustos e eficazes e no desenvolvimento de modelos internos calibrados à realidade de cada (re)seguradora.
A PwC tem profissionais multidisciplinares que podem ajudar as (re)seguradoras a transformarem os desafios em oportunidades, apoiando o desenvolvimento das funções-chave do seu negócio, nomeadamente a função de gestão de riscos, a função atuarial, a função de auditoria interna e a função de compliance.
Possuímos vasta experiência no desenvolvimento de estratégias de negócio e consultoria de gestão, na assessoria e implementação de sistemas de gestão de riscos e de controlo interno, na assessoria e implementação de processos ORSA, em process improvement, na modelização estocástica de riscos, em outsourcing da função de auditoria interna e da função compliance, em consultoria de aspetos regulatórios da atividade seguradora (ex.ºs: Solvência II, Regulamento de Proteção de Dados Pessoais, IDD, PRIIPs, PEPPs, etc.), na assessoria e implementação de políticas de gestão de capital, em trabalhos de auditoria e assessoria financeira, em IFRS/IAS, em auditoria informática, em data analytics, em consultoria fiscal, no apoio a transações, entre outros.
A PwC detém ainda reputados especialistas ao nível do relato financeiro, desde logo no IFRS 17 e IFRS 9.
Apenas uma organização com um alto nível de conhecimento pode acrescentar valor às suas operações. A PwC é precisamente essa organização. Juntámos os melhores profissionais no setor para o ajudar a conduzir o seu negócio.
A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento
By seizing the opportunity of IFRS 17 to transform your core finance and actuarial platforms, smart movers will have a more agile business, reducing running costs in the long term. We will help you design the best systems and processes to produce IFRS 17 financials - enabling a smooth transition into business as usual
View Transcript