Tipo de estrutura

Quais os impactos de um estrangulamento neste tipo de estruturas?


A falta de capacidade da infraestrutura aeroportuária para fazer face ao crescimento da procura por limitações físicas da infraestrutura (espaço e logística) e/ou por constrangimento na gestão do tráfego aéreo, obrigam a recusar pedidos de operações de voo – em resultado da procura – para os destinos, impedindo a disponibilização ao mercado de mais oferta, fundamental para assegurar a sustentabilidade do crescimento do Turismo.

A falta de capacidade desvia essa oferta de transporte aéreo para outros destinos concorrente o que se traduz numa perda de oportunidade de negócio para o Destino que pode não voltar a ocorrer.

A falta de capacidade da infraestrutura aeroportuária obriga à operação da mesma em condições limite, com um impacto negativo na experiência do turista: o aeroporto é a primeira impressão que o turista tem do Destino e a última quando embarca de regresso ao seu País de origem.

Uma primeira impressão negativa pode afetar toda a experiência no destino. Uma última impressão negativa pode diminuir uma experiência agradável ao longo da estada podendo colocar em causa o potencial do turista como embaixador/ vendedor do destino.

O risco é, quer num quer noutro cenário, significativo.

A execução das decisões neste tipo de infraestruturas é complexa, não é imediata e quando se verifica no espaço em operação implica afetar temporariamente a qualidade do serviço.

Planear as infraestruturas a médio e longo prazo e decidir atempadamente são decisivos neste plano.

 

Contacte-nos

Hugo  Miguel Dias

Hugo Miguel Dias

Assurance and PwC´s Academy Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Siga-nos