Neste contexto, o desenvolvimento da economia do mar depende da forma como captará os benefícios da revolução digital em curso e da forma como mitigará os riscos associados a esta nova realidade.
Uma nação que verdadeiramente aposte no crescimento azul, tem que estar preparada para abraçar as novas tecnologias associadas ao mar e desenvolver as industrias do mar dentro dos princípios da sustentabilidade económica, social e ambiental.
Dentro do seu projeto de responsabilidade social dedicado ao desenvolvimento sustentável da economia do mar, LEME –Barómetro PwC da Economia do Mar (edição nº8), a PwC efetuou um questionário , sobre "A Revolução Digital e a Economia do Mar", a 50 gestores e personalidades ligadas ao mar, abrangendo de uma forma transversal todos os subsetores da economia do mar em Portugal. O resultado deste questionário revelou que a larga maioria do lideres que responderam ao inquérito considera que a revolução digital terá um elevado impacto na economia do mar, tendo apontado, por fileira, quais os temas da revolução digital que terão maior impacto.
Do inquérito realizado também resultou a chamada de atenção para os riscos que a revolução digital também encerra, no que respeita às vulnerabilidades de ciberataques.
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem um enorme potencial em termos de desenvolvimento económico através do mar, sendo que neste documento se...
O LEME (Mundo) é uma contribuição de referência sobre a economia do mar e também pode ser visto como uma viagem à volta do mundo.
Dando sequência ao compromisso de responsabilidade social que assumimos em 2010, apresentamos a 10ª edição do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar.
© 2015 - 2025 PwC. Todos os direitos reservados. "PwC" refere-se à rede de entidades que são membros da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), cada uma das quais é uma entidade legal distinta e não atuam como agentes da PwCIL, nem das restantes entidades membros da network. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não assumirá qualquer responsabilidade perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício da atividade profissional das suas firmas membros, nem exerce qualquer controlo sobre, ou os vincula juridicamente. Nenhuma das entidades pertencentes à rede PwC exerce qualquer controlo sobre, nem vincula juridicamente as demais entidades no exercício da sua atividade profissional pelo que não poderão as mesmas ser responsabilizadas, a que título for, perante terceiros por atos ou omissões praticados no exercício das respetivas atividades profissionais.