A Girl Move Academy é uma academia inspiradora, que promove a formação e desenvolvimento de jovens mulheres moçambicanas, servindo também como um espaço seguro e aberto à comunidade.
Este projeto tem como objetivos promover uma cultura de celebração e valorização da diversidade nos escritórios PwC em Portugal, Angola e Cabo Verde, melhorar as relações interpessoais entre colaboradores dos 5 escritórios da PwC Portugal, bem como aumentar o nível de satisfação e bem-estar dos colaboradores.
A TESE é uma ONGD em Portugal, que atua há mais de 13 anos na área da promoção da empregabilidade e do desenvolvimento de competências transversais com públicos em situação de maior vulnerabilidade. O projeto mentoria 3D tem como objetivo de apoiar a promover a inclusão profissional das pessoas migrantes e pessoas refugiadas através de um programa customizado e integrado de mentoria.
A PWN Lisbon consiste numa organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, através de práticas reconhecidas a nível internacional, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência.
Para dar resposta aos desafios psicossociais que vivemos, disponibilizamos, a todos os colaboradores, sessões de apoio e aconselhamento psicológico individual. Vivemos uma situação inédita, sem precedentes e sem guiões de experiências passadas, pelo que pretendemos normalizar a procura por aconselhamento psicológico, como recurso que pode ajudar a restabelecer o equilíbrio e bem-estar psicológicos e a encontrar ferramentas de adaptação.
No FY23, cada mês foi dedicado a um tema de Inclusão e Diversidade e foram realizadas as habituais sessões e partilhas associadas ao tema de cada mês.
Neste mês, os nossos esforços centraram-se nos temas da integração de Pessoas com Deficiência, de forma a realçar a importância de facilitar a integração social destas pessoas, em todos os âmbitos, criando oportunidades de educação ou trabalho iguais.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
workshop de Língua Gestual;
partilha de conteúdos nos canais internos (newsletter interna e intranet), como a entrevista a convidada externa sobre recrutamento inclusivo .
Neste mês, celebramos o tema da Neurodiversidade, de forma a desconstruir estereótipos em volta do tema. O conceito em si reforça que a mente pode funcionar de diferentes formas e que essas diferenças são apenas variações naturais do cérebro humano - um espectro, ao invés de condições singulares e únicas.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
sessão sobre a neurodiversidade e PCD em contexto laboral;
partilha de conteúdos nos canais internos (newsletter interna e intranet), como o artigo de opinião sobre a visão da Firma nesta temática.
Neste mês, demos destaque ao tema da Diversidade Cultural e Racial, que enquadra, entre tantos outros aspetos, formas únicas de viver - linguagens, crenças, valores, normas e comportamentos que podem ser diferentes. Assim, torna-se vital aproveitar o melhor e o mais genuíno de toda esta riqueza.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
sessão sobre “Eliminação da Discriminação Racial - Realidade ou utopia?”;
partilha de conteúdos nos canais internos (newsletter interna e intranet), como a entrevista a convidada externa sobre o tema da diversidade cultural.
Neste mês, colocamos o destaque no tema do Género. A identidade de género refere-se à experiência interna e individual de cada pessoa. Trata-se, também, da perceção que uma pessoa tem sobre o seu género, que pode corresponder ao sexo biológico, ou não. Relaciona-se, no seu íntimo, com a forma como a pessoa se reconhece.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
sessão sobre “Feminismo Interseccional”;
partilha de conteúdos nos canais internos (newsletter interna e intranet), como um artigo de opinião sobre diversidade de género e uma entrevista sobre o papel do homem na sociedade.
Neste mês, o destaque foi para o tema do Pride, de forma a sensibilizar para as questões que a comunidade LGBTQIA+ enfrenta. Esta celebração reforça a necessidade de ações afirmativas e de políticas públicas para o público LGBTQIA+, para além de reunir pessoas por todo o mundo na luta contra a discriminação.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
Sessão de debate sobre os temas LGBTQIA+
partilha de conteúdos nos canais internos (newsletter interna e intranet), como um artigo de opinião sobre o evento Pride na PwC Alemanha e uma entrevista a um ativista LGBTQIA+
participação dos colaboradores PwC na marcha Pride em Lisboa e no Porto