Nascido da parceria entre a Microsoft e a OpenAI, pioneiros no desenvolvimento de Gen AI, o M365 Copilot é uma das ferramentas na vanguarda da Inteligência Artificial e, por isso, essencial no reposicionamento das organizações face ao processo de transformação digital (também ele crucial, atualmente).
Esta ferramenta utiliza IA para automatizar e simplificar tarefas em aplicações como o Microsoft Teams, Outlook, Word, Excel, PowerPoint, entre outras. Desde a geração de documentos até à análise de dados complexos, o M365 Copilot assiste os colaboradores na maximização da sua produtividade, através da criação, sumarização ou pesquisa de informação, permitindo que estes libertem tempo e energia para tarefas com maior valor estratégico. Os seus impactos são diversos e profundos.
Para além de ser um assistente de IA que oferece a segurança necessária às organizações, o M365 Copilot tem inúmeros benefícios que objetivamente potenciarão resultados, entre os quais:
Um relatório recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), afirma que perto de dois terços dos trabalhadores inquiridos (i.e. cerca de 63%) sente maior satisfação no trabalho e melhorias na saúde mental e física devido à IA (OECD Employment Outlook, 2023).
Como temos vindo a experienciar na PwC Portugal em diferentes projetos, é possível medir o impacto da adoção de IA e, concretamente, do M365 Copilot. Para tal, deve ser definido um modelo de análise orientado ao caso de uso, que considere, por um lado, citérios de priorização, como a frequência de utilização, a dimensão potencial do grupo de utilizadores ou o impacto nos objetivos estratégicos da organização, e, por outro, critérios de valorização, como a poupança temporal, a qualidade dos resultados obtidos ou a satisfação na utilização. Existindo um modelo de avaliação estabelecido, é então possível experimentar e quantificar o impacto em tarefas reais, de forma a desenhar uma estratégia de adoção focada nos casos de uso prioritários que trazem maior impacto e valor para o negócio.
Nos clientes e parceiros da PwC Portugal, temos assistido a esta mudança em tempo real. O M365 Copilot tem permitido, por exemplo, poupanças médias entre os 78 e os 99 minutos por tarefa, em exercícios que incluem dezenas de colaboradores e mais de 100 casos de uso.
Apesar de ser um fruto recente de um longo caminho no desenvolvimento da IA, o M365 Copilot já demonstra impactos profundos nas organizações, em particular nas que o implementam de forma focada e estruturada. A nossa experiência sugere que a capacidade de traçar um caminho estratégico para uma adoção bem-sucedida garante, não só ganhos de produtividade, como também uma vantagem competitiva no mercado.
Todos os novos paradigmas tecnológicos são sucedidos de um período de adaptação. Assim, para que as organizações sejam capazes de extrair o maior valor possível desta tecnologia, é importante acompanhar a revolução tecnológica com uma revolução cultural, proporcionando novos e focados canais de comunicação e de educação, que permitam acelerar a adaptação e efetivar a adoção. As organizações com colaboradores mais bem formados e informados, serão aquelas que irão beneficiar de um maior impacto.
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Pedro Santos Agostinho
Data & IA Senior Manager da PwC Portugal