Focada na implementação de agentes de IA – sistemas sofisticados capazes de realizar tarefas de forma autónoma, analisar dados e auxiliar na tomada de decisões –, esta colaboração entre a PwC e a Microsoft fornecerá às organizações as ferramentas necessárias para adotar agentes de IA como ativos estratégicos que aumentam a eficiência e impulsionam a inovação.
“A PwC está focada em construir a capacidade para dar resposta ao mercado na adoção de agentes de IA, que podem acelerar a adoção dos mesmos nos nossos clientes, bem como fomentar a partilha de boas práticas entre clientes e setores.”
André Rodrigues,Microsoft Alliance Leader da PwC PortugalSegundo André Rodrigues, Microsoft Alliance Leader da PwC Portugal, “a colaboração agora anunciada a nível global pela PwC e pela Microsoft, em torno do aproveitamento de agentes de IA para resolver desafios de negócio dos nossos clientes, marca mais um passo nesta parceria e acreditamos que será um fator diferenciador no mercado para ambas as entidades, também localmente para a PwC Portugal. A nossa expectativa é que o investimento que a Microsoft tem feito nesta tecnologia possa ser combinado com o conhecimento setorial e a experiência profunda que a PwC detém na reengenharia dos processos de negócio dos nossos clientes, resultando em maiores níveis de eficiência operacional e automatização. A PwC está focada em construir a capacidade para dar resposta ao mercado na adoção de agentes de IA, em particular através da criação de fábricas de desenvolvimento de agentes, as quais podem acelerar a adoção dos mesmos nos nossos clientes, bem como fomentar a partilha de boas práticas entre clientes e setores.”
Stephanie Mosticchio, Global Microsoft Alliance Leader da PwC US, afirma: “ao serviço de 85% das organizações da Fortune 500, não estamos apenas a considerar o Copilot para ganhos de eficiência e aumentos de produtividade, mas também para mudar fundamentalmente os processos de negócios. O Copilot não é apenas uma ferramenta – mas uma plataforma de transformação de ponta a ponta que permite aos clientes lançarem produtos e ofertas impactantes no mercado mais rapidamente e por uma fração do custo. É por isso que estamos entusiasmados por colaborar com a Microsoft, ao compartilharmos o poder dos agentes de IA com a nossa vasta base de clientes. Como um dos maiores clientes globais do Microsoft 365 Copilot, a PwC tem licenças de Copilot habilitadas e implantadas em mais de 40 países. Esta conquista é reforçada pelo nosso reconhecimento enquanto Microsoft 2024 Global Partner of the Year for Building with AI.”
A nossa colaboração representa uma jornada de adoção faseada, permitindo às organizações capacitar os seus colaboradores, escalar para cenários específicos de funções e áreas através de casos de uso personalizados impulsionados por IA, e avançar para agentes totalmente autónomos integrados nos seus ecossistemas empresariais. Ao combinar a ampla experiência da PwC nesta indústria com as tecnologias avançadas da Microsoft, incluindo o Copilot Studio, será possível impulsionar resultados transformadores para os clientes. Ao facilitar a migração para a cloud de forma contínua, as organizações poderão escalar operações, permitir a inovação e reduzir significativamente os custos. A integração da análise de dados e da IA capacita as organizações de insights acionáveis, melhorando as experiências dos clientes e a eficiência operacional. Esta colaboração também enfatiza a hiperautomação, permitindo às organizações automatizar fluxos de trabalho complexos, otimizar recursos e simplificar a logística. Com foco na automação inteligente de processos, a PwC e a Microsoft estão comprometidas com o fornecimento de soluções de IA escaláveis, seguras e impactantes, adaptadas às necessidades específicas da indústria.
Stephen Boyle, GSI Leader da Microsoft, disse: “a nossa colaboração com a PwC sublinha o nosso compromisso em fornecer soluções transformadoras que permitirão o crescimento e entregarão valor duradouro para os clientes. Usando o potencial inovador do Copilot e as capacidades de agentes autónomos, podemos ajudar os clientes a acelerar a transformação com IA em várias indústrias, ajudando as organizações a alcançar resultados empresariais bem-sucedidos.”
A Agents Factory da PwC é um diferenciador chave neste quadro, pois foi concebida para garantir uma definição fundamental sobre como aceder aos dados, garantir a privacidade dos dados e o uso ético da IA, assim como definir os elementos principais para a criação de agentes. Isto ajudará a criar rapidamente cada agente, garantindo que são adaptados para atender às necessidades específicas dos clientes e aos requisitos da indústria, mas sempre respeitando os padrões e políticas da organização.
Mauro Xavier, EMEA Microsoft Alliance Leader da PwC Espanha, refere que “no atual cenário tecnológico em rápida evolução, adotar agentes de IA não é apenas uma opção, mas uma necessidade para as organizações que desejam manter-se competitivas. A nossa colaboração com a Microsoft tira partido das forças de ambas as organizações para fornecer soluções inovadoras de IA que aumentam a eficiência, promovem a inovação e desbloqueiam novas vias de crescimento. Ao integrar agentes de IA, estamos a permitir que os nossos clientes transformem as suas operações, melhorem a tomada de decisões e alcancem um valor de negócios duradouro. Esta colaboração é um testemunho da nossa visão partilhada de capacitar as organizações para navegar pelas complexidades da transformação digital e ter sucesso na era moderna.”