De uma perspetiva de alto nível, a blockchain é um registo descentralizado de transações, numa rede peer-to-peer. É a tecnologia subjacente à Bitcoin e a outras criptomoedas, e tem o potencial para suportar uma grande variedade de processos de negócios. A Internet é a base para diferentes tipos de inovação digital, ao passo que a tecnologia blockchain é a base para repensar a forma como pagamos pelas coisas, bem como a forma como verificamos quem possui o quê e quem tem o direito de comprar e vender.
A tecnologia blockchain é complexa, embora o The Economist a apresente de uma forma relativamente fácil de perceber. De uma perspetiva de alto nível, a blockchain é um registo descentralizado de transações, numa rede peer-to-peer. Esta é a tecnologia subjacente à Bitcoin e a outras criptomoedas.
A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento
What’s the state of blockchain today? In PwC’s 2018 survey of 600 executives from 15 territories, 84% say their organisations have at least some involvement with blockchain technology. Everyone is talking about blockchain, and no one wants to be left behind.
Veja como funciona o vídeo
A Direção-Geral da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, responsável pela política da UE relativa à estabilidade bancária e financeira, pediu à PwC para investigar a blockchain como solução para tornar rastreáveis as comunicações obrigatórias relativas às operações de derivados, e para estas estarem em conformidade com os regulamentos aplicáveis. Juntamente com a Claryon, concebemos uma solução de blockchain que usa contratos inteligentes para implementar «duplos digitais», ou representações digitais de documentos de operações de derivados, criados na blockchain.
Todas as transações são registradas e armazenadas de forma segura, oferecendo um histórico imutável e permitindo a sua auditabilidade. Todas as transações são sempre auditáveis.
Os eventos automatizados podem ser definidos usando contratos inteligentes quando determinadas condições são cumpridas nas transações, como a geração automática de relatórios.
A integridade e a segurança das transações são garantidas com base na criptografia e proporcionadas graças ao consenso entre os membros.