De acordo com os dados recolhidos pelo PwC’s 25th Annual Global CEO Survey (2022), o planeamento de sucessão foi identificado como uma das cinco prioridades que devem ajudar os CEOs a entregar os resultados cada vez mais exigentes que os stakeholders procuram.
A liderança necessária para dominar as tendências atuais deverá surgir em várias formas:
contratações externas, mas também de líderes emergentes de conjuntos de talento críticos para construir grupos de competências e recomeçar conversações preponderantes;
planeamento de sucessão, sendo uma das áreas onde os líderes e conselhos das organizações podem atuar para desafiarem as organizações a começarem a criar o futuro pelo qual aspiram;
identificar, desenvolver e reter o melhor talento através do envolvimento dos colaboradores em oportunidades de carreira relevantes.
As organizações são capacitadas de ferramentas para avaliar o potencial dos colaboradores, facilitar a gestão estratégica de sucessores, criar planos de carreira que dêem visibilidade do percurso aos colaboradores. Tudo isto, dando a necessária visibilidade do talento existente na organização aos RH, chefias e executivos.
“O planeamento de sucessão é uma das prioridades para ajudar os CEOs a entregar melhores resultados.”
Visualização hierárquica das relações entre as pessoas/posições na organização para uma fácil gestão dos planos de sucessão
Avaliação objetiva do desempenho vs potencial com calibração dinâmica e funcionalidade de drag-and-drop
Capacitar líderes de RH com funcionalidades de apresentações e partilha de informação para potenciar conversas estratégicas com chefias e executivos
Acelerar o desenvolvimento dos colaboradores e aumentar o seu envolvimento, através do acompanhamento de planos, onde o colaborador, chefia e RH têm a possibilidade de criar e monitorizar objetivos de desenvolvimento
O colaborador faz o seu planeamento de funções a ponderar no futuro, consultando as competências associadas (tendo acesso aos GAPs existentes) e os percursos de carreira
Identificar, reter e potencializar os seus talentos, através da definição de sucessores alinhados com a necessidade da empresa
Cartão de talento com indicadores chave, como risco e impacto de perda, e informação sobre o colaborador para auxiliar os responsáveis pelo planeamento
Criação de conjuntos de talento de colaboradores, para serem desenvolvidos ou promovidos
Realizar pesquisas com base em vários critérios de talento
Ferramenta integrada e central onde é possível formalizar os processos de mentoria através de diferentes tipos de programas que podem requerer ou não supervisão dos administradores
Emparelhamento automático de mentores e mentorados para simplificar e acelerar o desenvolvimento dos colaboradores
Definir prazos para cada programa
Manter um plano de atividades
SAP SuccessFactors Learning para colmatar lacunas de talento, associando atividades de aprendizagem aos planos de desenvolvimento