Time Management

Porquê ter Gestão de Tempos em SAP SuccessFactors?

A Gestão de Tempos (Time Management) de SAP SuccessFactors fornece às empresas uma funcionalidade para gerir os diversos aspetos básicos de registo de tempos. A funcionalidade permite aos utilizadores finais possam inserir as suas horas de trabalho e quaisquer ausências que possam ter tido, como doença e férias, sem que tenha que existir a intervenção dos Recursos Humanos.

Esta funcionalidade no sistema, disponibiliza várias opções, todas dependendo das necessidades dos clientes:

  • Time Off (Gestão de ausências)
  • Time Sheet (Gestão de Presenças)
  • Time Tracking (Gestão de Presenças com registo de ponto)

Para as empresas que já possuem ou planeiam implantar o SAP SuccessFactors Employee Central, tanto o Time Off como o Time Sheet fazem parte do pacote. O Time Tracking é considerado um módulo separado com um custo adicional de licença.

O Time Management permite aos utilizadores inserir as suas horas de trabalho e quaisquer ausências que possam ter tido sem que tenha que existir a intervenção dos Recursos Humanos.


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Time Off

O Time Off é um dos dois submódulos do SF EC Time Management e foi projetado como uma ferramenta que não necessita de papel para rastrear os eventos quando os colaboradores não estão no trabalho. A solução disponibiliza uma flexibilidade nas aprovações das ausências, que podem ser tratadas via desktop como via mobile.

Os pedidos de ausência podem ser validados com base no contingente, de forma aos colaboradores poderem solicitar as ausências de acordo com os requisitos impostos pela empresa. O processamento dos contingentes, pode ser automatizado, mesmo lógicas complexas, como as regras dos cálculos dos acréscimos assim como as regras de termino e início de contrato com a empresa. No fim de cada período está também disponível o processamento automático de saldos de ausências. Os registos de ausência podem ser validados de acordo com o horário de trabalho do colaborador e feriados disponibilizados dentro do país ou região de trabalho.

Adicionalmente, é possível ter acesso ao Calendário de Ausências da Equipa, o que ajuda na tomada de decisão na aprovação de ausências por parte da Chefia.

 

Time Sheet

Time Sheet é o segundo dos dois submódulos do SF EC Time Management e é usado para controlar diversos tipos de presença do colaborador quando este se encontra a trabalhar.

Assim como o Time Off, a solução de Time Sheet disponibiliza a possibilidade de efetuar a aprovação do registo das presenças, semanalmente, através do desktop como do mobile. A solução permite criar regras para se efetuar o cálculo das horas, como horas extras e horário de trabalho flexível. A solução pode ser integrada ao Payroll (Folha de pagamento) usando rubricas salariais de pagamento não recorrentes em SF Employee Central para o pagamento de variáveis, como por exemplo, as horas extra.

 

SAP SuccessFactors Time Tracking

O SF Time Tracking é a funcionalidade mais recente no universo de Time Management e fornece atualmente praticamente as mesmas funcionalidades que o SF Time Sheet.  

O SF Time Tracking oferece a opção de incluir integração baseada em terminal de entrada/saída, aplicável, por exemplo, a fabricas. Com o SF Time Tracking também é possível efetuar-se o registo de horas que passem da meia noite. Estas últimas opções não estão disponíveis no SF Employee Central Time Management.

 

Realização de benefícios

Usando o SF Employee Central Time Management, ou a opção Time Tracking, permite que as empresas mitiguem os riscos de conformidade sempre presentes que mantêm acordos corporativos e coletivos, onde quer que as empresas operem.

Estas soluções fornecem uma estrutura abrangente de recursos para adaptar as regras específicas do país, de acordo com o perfil individual do colaborador, além de fornecer um processo de aprovação global uniformizado e automatizado.

Os administradores de tempo usam a mesma interface para poderem gerir os colaboradores nas diversas regiões ou países e acordos coletivos. As empresas podem automatizar o recálculo de dados de tempo que são acionados por alterações no horário de trabalho de um empregado.

Havendo dúvidas relativamente ao registo de horas dos colaboradores, o sistema disponibiliza a funcionalidade para rastrear a avaliação de tempos e fornece aos administradores de RH informações detalhadas sobre como determinadas horas são calculadas. Isso poderá ajudar os administradores no esclarecimento aos colaboradores sobre questões relacionadas, de por exemplo, horas extra.

As soluções de tempo fornecem aos colaboradores, bem como aos gestores, uma interface usando um navegador da web ou um dispositivo móvel.

A solução de Time Sheet fornece uma avaliação em tempo real de dados de tempo para os colaboradores. Os colaboradores podem corrigir erros e reenviar para aprovação novamente.

 

Suposições do projecto

Durante a implementação, a PwC irá debater com o cliente os seus requisitos em detalhes e irá fornecer orientações sobre a melhor forma de estruturar os seus dados.

Migração

Fornecemos as ferramentas de apoio para a migração de dados para garantir que os dados referentes aos contingentes sejam importados corretamente após um processo de limpeza de dados. Apesar da PwC fornecer esta ferramenta, exige uma participação ativa da parte do cliente.

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Gabriela Teixeira

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Consulting Lead Partner, PwC Portugal

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