Os produtos e serviços de uma empresa são o elemento mais visível da atividade das empresas para os clientes. No entanto, poucas empresas criam um portfólio de produtos e serviços que realmente se alinhe com a sua estratégia.
Em vez disso, a maioria das empresas desenvolvem portfólios numa ótica de desempenho financeiro de curto prazo, e a sua estratégia é condicionada a esse portfólio existente.
As fusões e aquisições são uma excelente ferramenta para otimizar o portfólio de uma empresa. Contudo, muitas empresas efetuam transações para ganhar maior dimensão, em vez de se centrarem em tornarem-se melhores.
As empresas devem saber gerir o seu portfólio de forma a tornarem-se mais coerentes. Isto pode implicar o desinvestimento de produtos e serviços, que antes eram lucrativos, mas que não têm fit com um determinado sistema de competências e conseguir encontrar formas de integrar melhor aqueles que, de facto, têm fit.
Sendo coerente e alavancando as competências distintivas para todo o seu portfólio, as empresas obtêm melhores resultados nas áreas com maior relevância para si. O sucesso resulta da criação de escala para o sistema de competências diferenciadoras da empresa.
Na PwC | Strategy &, encontrámos fortes evidências que as transações orientadas por competências - aquelas que alavancam as principais competências do comprador em novos produtos ou que o ajudam a adquirir novas competências que complementam o seu sistema de competências atuais - produzem, em média, resultados significativamente melhores do que transações com fit limitado de competências. O retorno obtido desta orientação reflete-se no curto-prazo.
As empresas que seguem esta abordagem, orientada para as competências na sua estratégia de portfólio de produtos e de fusões e aquisições, melhoram, diariamente, no que é realmente mais relevante para os seus clientes. Tornam-se maiores e mais coerentes e podem reinvestir os retornos mais elevados no contínuo desenvolvimento da sua vantagem competitiva. Estas empresas tornam-se no que chamamos de super-concorrentes, dominando a parte do mercado que escolheram focar-se e tornando-se quase imparáveis.
Conheça o Strategy Advisory em Portugal
Temos uma oferta integrada, reunindo as competências, perspetivas e insights mais relevantes para apoiar os nossos clientes na captura de valor e na obtenção de um crescimento sustentável.