Canal de Denúncias e de Comunicação de Irregularidades
O Whistleblower and Ethics Hub consiste num canal de denúncias e de comunicação de irregularidades específico, independente e que promove o anonimato e a confidencialidade, a partir do qual os colaboradores, clientes, fornecedores e outros stakeholders da sua organização podem, de uma forma voluntária, denunciar atos que representem irregularidades, tais como, violações ao Código de Ética e de Conduta, fraudes financeiras e contabilísticas, violações ao cumprimento da Lei de Prevenção do Branqueamento de Capitais e de Combate ao Financiamento do Terrorismo, entre outras.
O denunciante regista a sua denúncia num formulário através de um link constante no website e/ou intranet da organização.
A organização analisa a denúncia no Whistleblower and Ethics Hub, documenta a sua análise e respetivas conclusões.
Depois da análise e documentação da denúncia estarem concluídas, o denunciante poderá consultar os resultados através do Whistleblower and Ethics Hub.
Capacidade de adaptar o Whistleblower and Ethics Hub à sua estrutura organizacional, podendo criar jurisdições, empresas e equipas alocadas à gestão das denúncias.
O denunciante tem a possibilidade de optar pelo anonimato ou por se identificar. No caso de denúncias relacionadas com suspeitas de branqueamento de capitais, o Whistleblower and Ethics Hub incentiva proativamente o anonimato, em cumprimento com a Lei.
O Whistleblower and Ethics Hub permite o registo de denúncias provenientes de outros canais de reporte de irregularidades, como por exemplo, o telefone ou o email, por forma a centralizar a análise, tratamento, conclusão e arquivo de todas as denúncias.
Após o denunciante submeter uma denúncia, recebe uma referência e uma senha única. Com estas credenciais, o denunciante poderá consultar a qualquer momento o estado da sua denúncia sem ter a necessidade de se identificar.
Caso algum dos utilizadores responsáveis pela análise e tratamento de denúncias seja visado numa denúncia, o Whistleblower and Ethics Hub irá encaminhá-la de forma automática para um utilizador independente que ficará responsável pela respetiva análise e tratamento.
Existência de tarefas e responsabilidades associadas a perfis de utilizadores definidos no Whistleblower and Ethics Hub.
O Whistleblower and Ethics Hub despoleta alertas para os seus utilizadores, sempre que tenham a responsabilidade por alguma das tarefas associadas ao workflow de denúncias recebidas.
Todas as ações efetuadas pelos utilizadores do Whistleblower and Ethics Hub relativamente às denúncias recebidas ficam gravadas, por forma a facilitar eventuais auditorias.
O Whistleblower and Ethics Hub disponibiliza aos seus utilizadores um dashboard com gráficos e elementos estatísticos sobre as denúncias recebidas.
A implementação do Whistleblower and Ethics Hub na sua organização poderá ser complementada com o nosso apoio em etapas importantes da sua integração e comunicação aos colaboradores e diversos stakeholders, tais como, na redação de uma política de comunicação de irregularidades, no desenho dos processos de receção e tratamento de denúncias, na implementação de canais complementares para a receção de denúncias (ex: telefone e email), na formação e sensibilização de colaboradores e no desenho de uma estratégia de comunicação.
Caso a sua organização não tenha recursos suficientes para gerir a receção de denúncias, poderá dispor de uma equipa de colaboradores da PwC experientes e sensibilizados para matérias complexas e particularmente sensíveis, como é o caso de uma denúncia.
A equipa da PwC irá receber, registar e reencaminhar para a sua organização as denúncias recebidas através do Whistleblower and Ethics Hub. Os colaboradores da PwC recebem, de forma periódica, formação sobre a atividade dos nossos clientes e de situações passíveis de reporte, dentro do âmbito do Whistleblower and Ethics Hub.
Adicionalmente, os colaboradores da PwC têm experiência comprovada na gestão de Canais de Denúncias, nomeadamente no canal telefónico, através da recolha diligente de informação que possa ser útil a uma potencial investigação.
Todos os produtos da PwC têm um modelo de suporte consistente e equipas dedicadas ao atendimento do cliente. O nosso nível compromisso mantém-se, independentemente do serviço ou projeto no qual trabalhamos.
Estamos constantemente a desenvolver novos produtos, conforme as necessidades dos nossos clientes e da evolução do mundo. Fale connosco!