Novo concurso de Apoio à Descarbonização da Indústria, o qual se enquadra num conjunto de medidas que visam apoiar o investimento necessário à transição para uma economia neutra em carbono e circular, com enfoque na adoção de medidas de eficiência e de aceleração da transição energética, dirigidas à redução do consumo de energia e à implementação de sistemas que permitam gerir e melhorar os consumos de energia, com base na computação e automação, no domínio industrial.
Beneficiários Finais
Empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria, categorias B – Indústrias extrativas (CAE 05 a 09) e C – Indústrias transformadoras (CAE 10 a 33).
Modalidades de candidatura
As candidaturas processam-se de acordo com duas modalidades:
A. Projetos simplificados de descarbonização da indústria com apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de 3 anos, ao abrigo do «Regime de Minimis» Regulamento (UE) n.º 1407/2013;
B. Projetos de descarbonização da indústria com apoios ao abrigo do RGIC «Regulamento Geral de Isenção por Categoria» Regulamento (UE) n.º 651/2014, na sua atual redação.
Domínios de Intervenção
O investimento associado a esta Componente contribui em 100% para a meta climática do PRR, pelo que os projetos têm de estar enquadrados, pelo menos, num dos seguintes domínios de intervenção:
As operações enquadradas no domínio “024ter” deverão contribuir para uma redução média de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de GEE nas instalações industriais apoiadas.
Tipologias de Projetos
Clique no link abaixo
Aviso nº 03/C11-i01/2022 - Apoio à Descarbonização da Indústria
Data de encerramento: 31 de janeiro de 2023
Global Incentives Solutions Partner, PwC Portugal
Tel: +351 213 599 237