{{item.title}}
A escala das crises de curto prazo (desde os efeitos da pandemia até à guerra na Ucrânia, à inflação e disputas comerciais) e as Megatendências como as alterações climáticas, a disrupção tecnológica e as vastas alterações demográficas, significam que os líderes empresariais precisam de abordar as urgências de curto prazo enquanto simultaneamente traçam estratégias para lidar com as Megatendências.
Existe cada vez mais a necessidade das empresas se adaptarem às alterações climáticas, reduzirem suas pegadas de carbono e transformarem suas cadeias de valor.
Essa transformação pode ser agrupada em seis domínios críticos:
Cada um dos quais requer uma reconfiguração completa de suas cadeias de valor globais, criando novos ecossistemas.
No entanto, apesar da complexidade e dos desafios que temos pela frente, existem também enormes oportunidades para as empresas e a sociedade. Estes desafios estão a impulsionar a necessidade de reinvenção. A reinvenção não é fácil, mas a ação é essencial para a viabilidade a longo prazo.
É por isso importante garantir uma abordagem estratégica que combine inovação e sustentabilidade para enfrentar esses desafios e, em paralelo, considerando a perspetiva global com o conhecimento profundo das condições do mercado local.
A nossa equipa de consultores experientes apoia organizações de todos os setores nesta transformação estratégica. Trabalhamos em estreita colaboração com a gestão e os conselhos de administração, as equipas internas de sustentabilidade, bem como com as funções corporativas relevantes e as unidades de negócio, para ajudar as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e a prepararem-se para um futuro sustentável e competitivo.
Os nossos serviços de sustentabilidade estratégica.
Ajudamos os clientes a integrar a sustentabilidade na sua estratégia de negócio e nas operações diárias, impulsionando o valor e o crescimento. Isso inclui a reimaginação de produtos e serviços, a produtividade na cadeia de valor e o relacionamento com stakeholders relevantes para descobrir novas oportunidades de criação de valor.
aumentariam o investimento em empresas que gerem bem questões de sustentabilidade
estão dispostos a pagar um prémio por produtos sustentáveis
Ajudamos os clientes a navegar no complexo panorama das alterações climáticas e da transição energética.
As empresas estão, cada vez mais, a ter de examinar como os seus modelos de negócio, produtos e serviços serão afetados pelas alterações climáticas e, como resultado, as exigências públicas, o clima político e as avaliações financeiras irão mudar. Precisam, assim, de considerar quão bem-sucedida será a estratégia de hoje no futuro.
Além disso o valor está em movimento nos sistemas energéticos mundiais, à medida que muitas organizações começam a desempenhar o duplo papel de produtor-consumidor. Muitas organizações estão a tornar-se 'prosumers' de energia, produzindo, armazenando e vendendo a sua própria eletricidade, além de ainda comprarem da rede.
A PwC apoia as empresas na definição e operacionalização de estratégias de emissões net zero e estratégias de transição energética, em todas as capacidades e modelos operacionais.
Com análises abrangentes, desde o diagnóstico inicial até ao desenvolvimento de estratégias e a implementação de soluções inovadoras, ajudamos os nossos clientes a alcançar os seus objetivos climáticos de longo prazo, a promover o seu crescimento verde, a reduzir custos operacionais e o impacto ambiental e a contribuir positivamente para a ação climática global.
estão a implementar iniciativas para inovar produtos/serviços orientados para a ação climática
priorizam iniciativas relacionadas com alterações climáticas
A volatilidade dos preços dos recursos e o contexto geopolítico atual, criou incerteza para várias organizações, muitas das quais já adotaram opções alternativas. As empresas estão, também, a sentir a pressão das alterações regulatórias e dos padrões ambientais mais rigorosos.
Cadeias de abastecimento sustentáveis são mais estáveis, antecipam desenvolvimentos regulatórios e reduzem riscos de fornecimento e reputacionais. A PwC oferece uma gama de serviços especializados para ajudar sua empresa a construir uma cadeia de valor sustentável, resiliente e competitiva.
estão a adaptar as cadeias de abastecimento para gerir a disrupção
estão dispostos a pagar um prémio por produtos sustentáveis
A recuperação de matérias-primas críticas é essencial para reduzir a dependência de recursos escassos e garantir a sustentabilidade das novas tecnologias, o combate ao desperdício e a resiliência de recursos, numa era de cadeias de abastecimento interrompidas, destaca a importância de criar sistemas robustos que possam resistir a disrupções e garantir a continuidade do fornecimento de materiais essenciais.
Ajudamos os clientes a implementar princípios de economia circular no modelo de negócio, permitindo alavancar oportunidades para captura e criação de valor. Aconselhamos na transformação dos modelos de negócio através da análise do seu ecossistema empresarial, maximizando a eficiência dos recursos, minimizando o desperdício e devolvendo produtos e materiais ao ciclo de materiais, aumentando a longevidade, reparando, reutilizando e reciclando.
é o potencial estimado adotando modelos de negócio circular
oferecem produtos verdes, com tendência
crescente
Utilizando a due diligence em ESG, os riscos podem ser devidamente medidos e mitigados de forma eficaz e podem também ser identificadas oportunidades de criação de valor.
De acordo com um estudo da PwC realizado em 2023, que envolveu 166 empresas de private equity em todo o mundo, 70% consideram o ESG como um dos três principais impulsionadores de valor. Ignorar os fatores ESG nas avaliações de empresas pode resultar em surpresas pouco agradáveis no futuro.
A PwC desenvolveu uma metodologia de ESG due diligence que traduz as oportunidades e riscos de ESG em impacto financeiro. A metodologia da PwC de due diligence em ESG fornece insights sobre os pontos positivos e negativos através de uma “value bridge”. Esta “value bridge” apoia a visualização da criação de valor de um investimento e mostra como o valor se altera devido a fatores como melhorias operacionais, mudanças na estrutura de capital, condições de mercado e ESG. Para nós, é cada vez mais claro que as considerações de ESG devem ser parte integrante da avaliação do valor do negócio. Por isso apoiamos os nossos clientes a integrar a gestão de risco e fatores ESG e criar valor nos processos de transação.
escolheram não prosseguir com uma transação devido a fatores ESG
afirmam que o ESG foi um driver principal de criação de valor em mais de metade das transações recentes das suas organizações
Quais alavancas de valor pode acionar?