Enquadramento de transações complexas nas IFRS

As empresas são confrontadas com requisitos cada vez mais complexos ao nível das IFRS pelo que se torna cada vez mais difícil avaliar os impactos de determinados tipos de transações nas demonstrações financeiras. São exemplos recorrentes:

  • De acordo com as condições comerciais da venda, em que momento devo reconhecer o rédito?

  • Devo desreconhecer o ativo financeiro em função do contrato de factoring assinado?

  • O instrumento de financiamento que emiti deve ser classificado como um passivo? um instrumento de capital?

  • Com base no parassocial assinado tenho controlo sobre a nova entidade que adquiri?

  • Este contrato é uma locação?

No entanto, uma vez assinados os contratos torna-se complexo evitar impactos potencialmente negativos na posição financeira da empresa, no reporte da sua performance futura ou em rácios críticos.

A PwC auxilia as empresas na avaliação destes impactos desde a fase de planeamento das transações até à sua conclusão para que os responsáveis pela negociação e tomada de decisão e os responsáveis financeiros possam decidir sobre a estruturação das transações antes da sua contratação final e o correspondente efeito ao nível do reporte financeiro.

Os efeitos contabilísticos de transações como: aquisições de negócios, operações de locação, reestruturação de dívidas, reestruturações de grupos, são em alguns casos difíceis de avaliar. Também o investimento em empreendimentos conjuntos ou a implementação de políticas de securitização influenciam não só as demonstrações financeiras e a evolução dos resultados futuros, mas também rácios significativos, como o EBITDA, retorno sobre vendas, ou retorno sobre o capital empregado (ROCE) e outras condições subjacentes importantes (por exemplo, covenants da dívida).

As equipas da PwC incorporam técnicos experientes especializados em temas específicos das IFRS, com ampla experiência, que para além de ter um conhecimento geral da aplicação das IFRS ainda acumulam conhecimentos de negócio. 

O envolvimento destes técnicos numa fase inicial da negociação permitirá ajudar a redefinir as condições negociadas ou a encontrar alternativas ao enquadramento das transações, atendendo à substância das transações, e numa fase pós-transação auxiliar na preparação das divulgações exigidas pelas IFRS.

 

Contacte-nos

Nuno Martins

Capital Markets & Accounting Advisory Services Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 183

Carla Massa

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 187

João Cunha

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 423 199

Pedro Queiroz Machado

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 428

Siga-nos