IFRS 16

Locações

IFRS 16
O que altera?

A nova norma IFRS 16 – Locações requer que os locatários reconheçam todas as locações no balanço, um passivo por locação (exceto para os contratos de locação de curto prazo e de locação de ativos de valor reduzido), de forma a refletir o direito de uso do ativo por um período de tempo. A contabilização do locador permanece em grande parte inalterada. Espera-se que as mudanças tenham impactos generalizados sobre políticas, processos, sistemas e pessoas.

Ver infografia

A IFRS 16 – Locação foi publicada em janeiro de 2016 pelo IASB.

E porque é um desafio?

Desde logo os balanços irão aumentar, os rácios de alavancagem deteriorar e os rácios de capital diminuir. Espera-se uma mudança na caracterização e no padrão de reconhecimento de despesas. A nova norma afeta virtualmente todos os rácios financeiros e métricas de desempenho habitualmente utilizadas, como a alavancagem, rotação de ativos, cobertura de juros, EBIT, resultado operacional, resultado líquido, EPS, ROCE, ROE e fluxos de caixa operacionais.

Espera-se também que estas mudanças afetem os contratos e covenants  de empréstimo existentes, as classificações de crédito e os custos de empréstimos, e resultem em alterações  de comportamento dos agentes. Estes impactos podem também  estimular as organizações a reavaliarem as suas decisões futuras quanto à escolha entre locações e a aquisição de ativos.

Para além dos impactos contabilísticos, financeiros e fiscais, a aplicação desta norma exige que as empresas transformem os seus processos de negócios em muitas áreas, incluindo IT, procurement, fiscalidade, tesouraria, jurídico, operações, imobiliário e HR.

 

A nossa recomendação?

Uma avaliação de impactos rigorosa e detalhada é um primeiro passo crítico no processo de conversão. As empresas devem analisar e perceber a forma como a nova norma afeta a sua posição financeira, os seus processos, os seus stakeholders, e a forma como conduzem a sua atividade.

Como ajudamos

A equipa especializada da PwC está capacitada para ajudar as empresas a avaliar as alterações, a determinar o quão significativas serão e a definir a melhor forma de as implementar. Alguns dos serviços que poderemos prestar incluem:

  • Definição e gestão do projeto de adoção da norma;
  • Avaliação se os contratos se encontra no âmbito da IFRS 16;
  • Estrutura e recolha de dados sobre os contractos de locação, validação, modelização e análise e de cenários;
  • Assessoria contabilística na estruturação de contratos;
  • Implementação da ferramenta informática desenvolvida pela PwC Portugal para contabilização de acordo com os requisitos IFRS 16 e preparação das divulgações exigidas;
  • Apoio na seleção de outros fornecedores de software.

 

Contacte-nos

Nuno Martins

Capital Markets & Accounting Advisory Services Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 183

Carla Massa

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 187

João Cunha

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 423 199

Pedro Queiroz Machado

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 428

Siga-nos