A nossa abordagem numa primeira fase, privilegia a “aprendizagem combinada" para transferir o nosso conhecimento sobre a IFRS 17 para as equipas de contabilidade, atuariado, risco e IT.
Posteriormente, trabalharemos em conjunto com o cliente de forma a analisar o impacto das várias opções e possibilidades no relato financeiro, assim como as modificações necessárias em sistemas, dados, processos e organização.
Os novos modelos, sistemas e processos, ou a adaptação dos existentes devem ser tidos em conta para que novos cálculos, complexos, possam ser realizados de forma ágil e rápida.
Estas mudanças poderão exigir recursos que a maior parte das empresas poderão não ter disponíveis.
Se as análises de impacto mostrarem que é necessária uma implementação adicional de IT, poderemos ajudá-lo a selecionar um fornecedor e apoiá-lo no processo de implementação.
Somos altamente especializados: através da nossa experiência de acompanhamento do desenvolvimento da IFRS 17 e acesso a redes de especialistas internacionais, podemos apoiar o seu processo de implementação em questões específicas, em que a interpretação da norma não seja direta.
A nossa experiência internacional com empresas de seguros ajudou-nos a identificar as práticas que beneficiam o processo de adoção.
Estamos em contato direto com todos os principais fornecedores de TI e monitorizamos as suas soluções para a IFRS 17. Isto significa que sabemos que fornecedores e sistemas são compatíveis com cada empresa.
Reunimos com os clientes para que o processo possa ser melhorado através da troca de experiências.
Utilizamos um programa de “aprendizagem combinada” para que os colaboradores se familiarizem com a IFRS 17.
Providenciamos apoio no processo de tomada de decisão das principais decisões metodológicas de implementação da norma, assim como na documentação das mesmas.
Capital Markets & Accounting Advisory Services Lead Partner, PwC Portugal
Tel: +351 225 433 183
Ana Gavina
Capital Markets & Accounting Advisory Services Director, PwC Portugal
Tel: +351 213 599 428