Aconselhamento estratégico

À medida que a sustentabilidade ganha destaque, tem vindo a ser incluída no planeamento estratégico das empresas. Os órgãos de gestão têm agora que equilibrar uma maior regulação, a proteção da marca e a garantia de cadeias de fornecimento estáveis com a procura de oportunidades para um melhor desempenho e com o recurso à sustentabilidade para alcançar uma vantagem estratégica.

Desenvolver e integrar uma visão detalhada da sustentabilidade no seu plano estratégico de longo prazo, de forma a criar valor duradouro e a construir confiança pública, é um desafio comum a todas as organizações.

Aquilo que se verifica cada vez mais é o facto de que uma estratégia de sustentabilidade resistente protege a reputação das empresas. Além disso, potencia a inovação e promove a relação dos colaboradores com as empresas, satisfazendo também os consumidores e atraindo e retendo o talento. Finalmente, demonstra compliance e leva a uma diferenciação no mercado. Basicamente, uma estratégia de sustentabilidade fornece todos os ingredientes para o crescimento e possibilidade de lucro a longo prazo.

 

Como podemos ajudar?

  • Identificação dos temas relevantes dos pontos de vista da sustentabilidade e comercial, incluindo a auscultação e o envolvimento das partes interessadas (stakeholders) e a análise de benchmarking.
  • Desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade robustas, incluindo iniciativas prioritárias, objetivos e metas quantificados e indicadores-chave para monitorização.
  • Definição de políticas e programas de gestão contínua na área de sustentabilidade.
  • Implementação de processos e sistemas de auscultação e gestão de stakeholders de acordo com a norma AA1000.
  • Apoio na melhoria do desempenho em índices de sustentabilidade (DJSI, FTSE4Good, etc.), incluindo o diagnóstico de desempenho, a elaboração do road map e o apoio na candidatura.


→ Casos de estudo

Empresa nacional líder no setor de Oil & Gas

A empresa procurava definir uma estratégia de sustentabilidade que lhe permitisse assegurar a melhoria contínua do seu desempenho e explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferecia.

O que fizemos

Após estudo de benchmarking, avaliação das perspetivas dos stakeholders, e diagnóstico da situação atual da empresa com base em diversas fontes de informação (e.g. resultados da participação em índices de sustentabilidade – DJSI, CDP), identificámos prioridades estratégicas e definimos a estratégia de sustentabilidade, incluindo iniciativas a desenvolver, objetivos e metas, responsabilidades e indicadores-chave (KPI - Key Performance Indicators).

 

Empresa nacional do setor das telecomunicações

Era objetivo da empresa o reconhecimento das suas práticas de sustentabilidade por via da integração no conceituado índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

O que fizemos

Após análise das políticas e práticas implementadas na empresa, preparámos um relatório de identificação de oportunidades de melhoria, ao nível da comunicação e do desempenho da empresa e apoiámo-la na preparação do questionário de candidatura ao DJSI, do qual veio a resultar a entrada no índice. Por forma a assegurar a continuidade e melhoria contínua do desempenho, preparámos um road map de áreas de atuação. A utilização de peritos internacionais torna a nossa abordagem diferenciadora e assegura o alinhamento com as melhores práticas ao nível mundial.

 

Siga-nos

Contact us

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Hide