À medida que a sustentabilidade ganha destaque, tem vindo a ser incluída no planeamento estratégico das empresas. Os órgãos de gestão têm agora que equilibrar uma maior regulação, a proteção da marca e a garantia de cadeias de fornecimento estáveis com a procura de oportunidades para um melhor desempenho e com o recurso à sustentabilidade para alcançar uma vantagem estratégica.
Desenvolver e integrar uma visão detalhada da sustentabilidade no seu plano estratégico de longo prazo, de forma a criar valor duradouro e a construir confiança pública, é um desafio comum a todas as organizações.
Aquilo que se verifica cada vez mais é o facto de que uma estratégia de sustentabilidade resistente protege a reputação das empresas. Além disso, potencia a inovação e promove a relação dos colaboradores com as empresas, satisfazendo também os consumidores e atraindo e retendo o talento. Finalmente, demonstra compliance e leva a uma diferenciação no mercado. Basicamente, uma estratégia de sustentabilidade fornece todos os ingredientes para o crescimento e possibilidade de lucro a longo prazo.
A empresa procurava definir uma estratégia de sustentabilidade que lhe permitisse assegurar a melhoria contínua do seu desempenho e explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferecia.
O que fizemos
Após estudo de benchmarking, avaliação das perspetivas dos stakeholders, e diagnóstico da situação atual da empresa com base em diversas fontes de informação (e.g. resultados da participação em índices de sustentabilidade – DJSI, CDP), identificámos prioridades estratégicas e definimos a estratégia de sustentabilidade, incluindo iniciativas a desenvolver, objetivos e metas, responsabilidades e indicadores-chave (KPI - Key Performance Indicators).
Era objetivo da empresa o reconhecimento das suas práticas de sustentabilidade por via da integração no conceituado índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI).
O que fizemos
Após análise das políticas e práticas implementadas na empresa, preparámos um relatório de identificação de oportunidades de melhoria, ao nível da comunicação e do desempenho da empresa e apoiámo-la na preparação do questionário de candidatura ao DJSI, do qual veio a resultar a entrada no índice. Por forma a assegurar a continuidade e melhoria contínua do desempenho, preparámos um road map de áreas de atuação. A utilização de peritos internacionais torna a nossa abordagem diferenciadora e assegura o alinhamento com as melhores práticas ao nível mundial.