As empresas estão a olhar para o impacto que as operações estão a ter no ambiente, bem como o impacto positivo ou negativo nas comunidades em que operam.
Compreender estas consequências pode levar a melhorias na estratégia corporativa, nas operações diárias e, em último caso, no desempenho financeiro.
As empresas (grandes ou pequenas) dependem atualmente das cadeias de fornecimento globais, tornando a sua pegada ecológica muito maior do que aquilo que imaginam. Atribuir um valor económico ao impacte ambiental das operações permite às empresas enfrentar questões vitais, não só ao nível do impacto ambiental, mas também ao nível dos riscos do negócio, da poupança de custo e na procura de soluções mais eficientes.
Sem medir estes impactos, eles não podem ser geridos nem reduzidos.
Num ambiente de crescente agressividade de produtos substitutos, o nosso cliente tinha como finalidade a construção de uma argumentação sólida que evidenciasse as vantagens em termos de pegada ambiental dos seus produtos face à concorrência.
O que fizemos
Realizámos um estudo do tipo “Análise de Ciclo de Vida” de acordo com as normas ISO 14040 e 14044, no qual foram quantificados os impactes ambientais dos diferentes produtos concorrentes em diferentes mercados relevantes para o cliente (França, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Argentina e E.U.A.), tendo em conta diferentes cenários de fim de vida para o produto.
O nosso cliente tem definidas regras ambientais e sociais exigentes para os seus fornecedores, sendo o cumprimento das mesmas regularmente avaliado através da realização de auditorias externas.
O que fizemos
Realizámos auditorias externas a fornecedores, para avaliação do cumprimentos dos requisitos definidos para fornecedores, ao nível social e ambiental.