Alterações climáticas

O mundo está a enfrentar desafios sem precedentes decorrentes das alterações climáticas e das crescentes desigualdades. A tendência de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) tem sido crescente ao longo dos tempos e continuará a sê-lo, caso as empresas e/ou Governos não tenham um papel ativo no combate das mesmas. É tempo de agir. Empresas, Governos, comunidade financeira e outros stakeholders vêem a década de 2020 como a década para a ação.

Fazendo uso da ciência, abordagens analíticas, tecnologia e a inovação mais recentes, ajudamos os nossos clientes a fazer a transição económica e eficaz para uma economia de baixo carbono, promovendo a sua competitividade e protegendo o meio ambiente.

Ajudamos as empresas mas também fazemos a nossa parte

Estamos determinados em fazer a nossa parte, pelo que a PwC assumiu ao nível global o compromisso Net Zero, um compromisso de base científica que visa atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa (GEE), até 2030.

Saiba mais

 


{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'resultado' : 'resultados'}}
{{contentList.loadingText}}

Como podemos ajudar?

  • Formação/Cálculo da Pegada de Carbono, através da quantificação das emissões de GEE em toda a cadeia de valor de uma organização ou produto, com base em referenciais regulatórios ou voluntários. As obrigatoriedades decorrentes da diretiva CSRD (ESRS E1) e o Regulamento CBAM são alguns exemplos de referenciais de reporte obrigatório. Os referenciais voluntários internacionalmente reconhecidos incluem o GHG Protocol, a  ISO 14064, entre outras.
  • Definição de Roteiro de Ação Climática, definindo uma estratégia de mitigação de curto, médio e longo prazo. O processo poderá implicar alterações transformadoras ao nível dos modelos de negócio, das tecnologias utilizadas, da cadeia de fornecedores, etc. A PwC apoia a definição da ambição necessária em empresas seja qual o seu ponto de partida ou grau de maturidade, simulando trajetórias de redução de emissões, estimando o potencial de descarbonização e/ou analisando os custos vs benefícios das medidas dirigidas aos hotspots da pegada de carbono, análise de qualidade de créditos de carbono em função das regras internacionais (Art. 6.4) ou nacionais (MVC). O apoio envolve o desenvolvimento de estratégias, roteiros de ações, formação, procedimentos, metas e indicadores com o intuito de atingir ambição carbónica no prazo estabelecido. 
  • Formação/Definição de Science-based Targets e metas Net Zero, objetivos de redução de emissões de curto e longo prazo alinhados com a ciência e com as metas estabelecidas no Acordo de Paris e que cumprem com a metodologia definida pela SBTi. O processo de definição de um SBT inclui 5 fases: compromisso, desenvolvimento do target, submissão do target, comunicação do target e reporte. A PwC apoia as empresas em todas as fases deste processo.
    → Saiba mais aqui
  • Reporte relacionado com alterações climáticas, segundo as diretrizes da Financial Stability Board (Task-Force on Climate-related Financial Disculosures - TCFD), focada nos riscos e oportunidades das alterações climáticas. A PwC apoia as empresas na implementação das recomendações TCFD, incluindo formação, diagnóstico inicial, análise da exposição e impacte esperado a riscos físicos e de transição, heatmap de riscos climáticos, integração na matriz de gestão de risco (ERM) e apoio à definição de metodologias de medição e reporte de efeitos financeiros potenciais.
    → Saiba mais aqui
  • Análise de vulnerabilidade das operações e cadeia de valor das organizações face a riscos físicos em vários cenários climáticos de acordo com os critérios técnicos de alinhamento e relato do Apêndice A do Regulamento da Taxonomia, de acordo com a respetiva proporcionalidade e vida útil dos ativos nas empresas abrangidas. A PwC apoia as empresas na formação, no screening de perigos climáticos, na definição de cenários e na análise de vulnerabilidade para determinação do risco e definição de soluções de adaptação.

 

→ Casos de estudo

Empresa nacional do setor das infraestruturas de transportes

A empresa procurava calcular a pegada de carbono e definir uma estratégia de alterações climáticas que lhe permitisse demonstrar o seu compromisso com o ambiente e explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferecia.

O que fizemos

Efetuámos o cálculo da pegada de carbono da empresa, incluindo a estimativa das emissões de terceiros (emissões indiretas, associadas à cadeia de fornecedores), o que nos permitiu identificar as atividades com maior impacto. Após análise da situação atual da empresa e tendo em consideração as melhores práticas de gestão e otimização de consumos de energia, preparámos um plano de redução de emissões, ao qual associámos um plano de comunicação que visa suportar e contribuir para o sucesso das ações definidas.

 

Siga-nos

Contact us

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Hide