Faça o download do relatório completo (4.3mb)
O 5G deverá ter um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB mundial, já em 2030;
Mais de metade do impacto económico (530 mil milhões de dólares) será impulsionado pela transformação dos cuidados de saúde e sociais, nos próximos dez anos, e um quarto por utilities mais inteligentes, que conduzirão à poupança de energia, água e melhor gestão de resíduos;
As grandes economias, centradas na indústria transformadora, serão as que mais deverão beneficiar, incluindo os EUA, a China e o Japão, mas preveem-se benefícios ao nível mundial à medida que o 5G se torne uma parte crítica da infraestrutura social; e
A transparência será fundamental para gerar confiança nos consumidores e reguladores na aplicação desta tecnologia.
No relatório The global economic impact of 5G - Powering Your Tomorrow, a PwC quantificou, pela primeira vez, o impacto económico das utilizações, novas e existentes, do 5G numa variedade de indústrias, incluindo serviços públicos, saúde e assistência social, consumo, comunicações e serviços financeiros. O relatório avalia oito economias específicas - Austrália, China, Alemanha, Índia, Japão, Coreia do Sul, EUA e Reino Unido - para além de fornecer números regionais e globais.
De acordo com a PwC, mais de 80% do potencial económico do 5G reside em aplicações na área de cuidados de saúde (projetado para contribuir com 530 mil milhões de dólares para o PIB global), gestão inteligente de serviços públicos (330 mil milhões de dólares), e aplicações para consumidores e meios de comunicação (250 mil milhões de dólares). A nível mundial, a influência do 5G no PIB será de 1,08 biliões de dólares já em 2030.
Através deste números, procuramos quantificar o impacto em cada setor, no entanto - e, talvez, mais importante - o nosso estudo também reflete o valor dos novos níveis de conectividade e colaboração 5G. As empresas poderão ver, fazer e alcançar mais, abrindo novas oportunidades de crescimento à medida que repensam e reconfiguram a forma como fazem negócios no mundo pós-pandémico.
Com a pandemia a acelerar a digitalização de todos os setores, o 5G atuará como um catalisador adicional. Prevê-se que, nesta década, o 5G vá emergir e atuar como peça fundamental da infraestrutura social e como plataforma para impulsionar a competitividade das economias, bem como ser um motor para novos modelos de negócio, competências e setores.
A revolução 5G está a abrir um novo e vasto potencial produtivo: para o consumidor individual, para a empresa, para os governos e para a economia global.