A diversidade de ideias em Angola, como no mundo, é um ativo e não um problema

20/11/23

A Diversidade Geracional desempenha um papel fundamental na sustentabilidade das organizações e da sociedade. Em Angola não é diferente, apesar dos marcos históricos sócio-demográficos enfrentados, como a guerra civil, a conquista da independência e obtenção de paz em 2002 e a exigência acelerada pela globalização dos mercados.

Vários são os esforços tomados no sentido da digitalização da economia, permitindo às gerações mais jovens uma maior facilidade de acesso à internet e, consequentemente, maior aquisição de conhecimento. Estes factores vão permitir uma maior competitividade dos jovens no mercado de trabalho.

Em Angola, observamos cada vez mais empresas que procuram disponibilizar os seus recursos, conteúdos e serviços de forma digital, acompanhando o investimento governamental e institucional através de iniciativas focadas no desenvolvimento e apoio de negócios, assim como na formação de competências técnicas.

No entanto, quais são os desafios mais comuns enfrentados pelas diferentes gerações no mercado angolano? De forma a entendermos melhor a realidade em Angola, pedimos a Óscar Peres, Senior Consultant em Risk Assurance Services na PwC Angola, para nos dar a sua perspectiva pessoal e profissional. Leia a entrevista.

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1. Na tua opinião, como se caracteriza a Diversidade Geracional no Mercado Angolano?

“Independentemente do padrão universal de classificação das gerações, em termos de mindset no que diz respeito à Diversidade Geracional, na minha perspectiva o mercado angolano apresenta-se segmentado em 3 principais grupos geracionais:

  • as pessoas que cresceram e começaram a trabalhar antes da independência;
  • as que cresceram e começaram a trabalhar depois da independência e durante o período da guerra; e
  • as que cresceram e começaram a trabalhar em tempo de paz e em plena era digital, enquadrando-se tipicamente na Geração Y e Z.”
     

2. Quais são os desafios mais comuns enfrentados pelas diferentes gerações no mercado de trabalho em Angola?

“Considerando os grupos mencionados anteriormente, destaco os seguintes desafios enfrentados pelas diferentes gerações no mercado de trabalho angolano:

  • Grupo 1
    Apresenta, entre as suas principais características, a lealdade à equipa, o profissionalismo, a seriedade e o apreço pela autoridade. Por outro lado, na minha perspectiva, a maioria não domina ou apresenta dificuldades no domínio da tecnologia, assim como alguma resistência para se relacionar com os mais jovens em ambiente de trabalho;
  • Grupo 2
    Destacam-se pela construção de carreiras sólidas e pelo apreço pela segurança dos seus cargos. Não obstante, revelam algumas dificuldades no domínio das tecnologias e/ou acompanhamento do seu desenvolvimento;
  • Grupo 3
    São digitais puros, têm elevados níveis de conhecimento das novas tecnologias e uma rápida capacidade de adaptação, pelo que têm mais apreço pela flexibilidade das rotinas. Destacam-se pela sua capacidade de multitasking. Valorizam muito mais a experiência do que a segurança e, por isso, gostam muito de empreender, sendo mais difíceis de reter. No entanto, na minha opinião, são muito impacientes e imediatistas.”
     

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3. Para ti, qual a importância da Diversidade Geracional nas empresas em Angola? Como pode esta diversidade beneficiar o ambiente de trabalho?
 

“Julgo que a Diversidade Geracional nas empresas em Angola é muito importante pelo facto de que colaboradores nascidos em épocas temporais e sociais diferentes têm contribuições distintas para agregar, em função das suas bagagens e aptidões. Quando bem combinada e gerida, essa diversidade pode e deve ser usada na constituição das equipas de trabalho, em função da especificidade de cada projecto, tornando-as mais completas e permitindo uma visão mais ampla, que por norma estimula a inovação, aumenta a produtividade e acelera o processo de tomada de decisão.”

4. Na tua opinião, que ações devem as empresas adoptar, para dar resposta às expectativas das várias gerações?

“Entre as várias ações possíveis, deve-se promover um ambiente inclusivo, colocando lado a lado pessoas que pensam e se comportam de maneira distintas (equipas mistas), investindo na comunicação. É também necessário deixar claro para todos que a diversidade de ideias é um ativo e não um problema.

Com estas ações, torna-se claro que a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, integrando diferentes perspectivas e experiências das diversas gerações e aceitando as suas diferenças, é fundamental para impulsionar o crescimento e a inovação sustentável no cenário empresarial angolano em desenvolvimento.”

Desta forma, torna-se claro que a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, integrando diferentes perspectivas e experiências das diversas gerações e aceitando as suas diferenças, é fundamental para impulsionar o crescimento e a inovação sustentável no cenário empresarial angolano em desenvolvimento.
 


Daniela Tavares Semedo, Assurance Manager da PwC em Cabo Verde
Óscar Peres
Assurance Senior Associate
PwC em Angola
Na PwC desde 2006, e com mais de 16 anos de experiência como consultor e auditor. Ao longo dos anos tem estado envolvido em trabalhos de consultoria, auditoria de sistemas e de segurança de informação, em vários projectos em Angola, atuando nas mais variadas indústrias, como Banca, Seguros, Telecomunicações, Automóvel, Mineiro, Construção e Petrolífera, com destaque para os maiores clientes que operam no mercado Angolano.
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5.º Ano de engenharia informática, pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Membro do ISACA – Information Systems Audit and Control Association.
Detentor das certificações internacionais:
  - “Information Security Management System – ISO/IEC 27001” pela TUV SUD Akademie;
  - “ITIL FOUNDATIONS 2011” pela APMG-International.
 


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