20/03/24
Nos últimos anos, os líderes das Organizações têm vindo a enfrentar um vasto conjunto de perturbações, tais como a subida da inflação, as consequências da pandemia COVID-19 e as crises geopolíticas e sociais – todas elas com consequências profundas para a força de trabalho, para o bem-estar dos colaboradores e para a estratégia das Organizações.
Neste sentido, e como forma de dar resposta aos desafios sociais e económicos globais, 52% dos CEO afirmam que, atualmente, as suas empresas já iniciaram a implementação de medidas de contenção de custos, enquanto tentam reinventar os seus negócios (PwC’s 26th Annual Global CEO Survey) e cerca de 80% dos Chief Human Resources Officers implementaram medidas para reduzir as suas equipas, incluindo reformas antecipadas voluntárias e até despedimentos (PwC’s Pulse Survey).
Efetivamente, todas estas transformações organizacionais e pressões económicas, além de prejudicarem o bem-estar emocional e físico dos colaboradores, afetam também o seu bem-estar financeiro. De acordo com o estudo realizado pela PwC (PwC's 2023 Employee Financial Wellness Survey), 57% dos colaboradores inquiridos afirmam que as questões financeiras são a principal causa de stress nas suas vidas e, como consequência, afetam negativamente as restantes dimensões da saúde e bem-estar dos colaboradores, desde a saúde mental até ao sono e autoestima.
As Organizações enfrentam tempos difíceis e desafiantes, onde a incerteza e a necessidade constante de adaptação são uma verdade incontornável na realidade atual. Conscientes de que, cada colaborador é um pilar fundamental no organismo de uma empresa, importa olharmos, em detalhe, para as seis principais dimensões que impactam diretamente na felicidade e bem-estar dos colaboradores, designadamente:
1. Emocional
O bem-estar emocional é a dimensão que engloba cuidados com os aspectos psicológicos para que as pessoas consigam adaptar-se às mudanças, contornar obstáculos e gerir as suas próprias emoções. As emoções ocupam um papel essencial na vida profissional e, por isso, preservar o bem-estar emocional leva a uma maior produtividade e, consecutivamente, maior motivação e satisfação com o trabalho.
2. Mental
Referente à saúde mental dos colaboradores, incluindo a capacidade de manter o foco, a clareza de pensamento e o equilíbrio emocional no contexto do trabalho.
3. Espiritual
Constitui uma bússola pessoal e fonte de motivação, inspiração e significado dentro e fora do contexto de trabalho, alinhada com os valores e propósitos individuais. No contexto de trabalho, pode influenciar a produtividade e os resultados obtidos, assim como o nível de realização/frustração.
4. Financeiro
Esta dimensão reflete a segurança financeira, nomeadamente no que diz respeito à satisfação com as componentes remuneratórias e benefícios atribuídos pela Organização, bem como a gestão pessoal que se faz delas.
5. Social
O bem-estar social é a dimensão que engloba os relacionamentos interpessoais, as ligações profissionais e o sentimento de pertença a um grupo ou comunidade, criando impacto naquela em que cada um se insere. Para além das relações pessoais, também a network profissional contribui, significativamente, para esta dimensão.
6. Físico
É fonte de energia fundamental – alimentada pelo sono, exercício, nutrição e hábitos de renovação. A energia física refere-se não só à condição física e ao corpo, mas também ao espaço que nos rodeia, aos hábitos e práticas diárias. É por isso, uma sinergia de vários fatores que, em conjunto, influenciam intrinsecamente a saúde mental, emocional e espiritual.
Em suma, estas dimensões estão interligadas e influenciam mutuamente o bem-estar geral. As Organizações que investem em estratégias para fomentar cada uma destas dimensões, contribuem para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A PwC possui uma abordagem holística com recomendações de hábitos saudáveis diários que ajudam a alimentar cada uma destas seis dimensões do bem-estar. Poderá consultá-los através do seguinte link Be Well, Work Well.
“No matter who you are, the world is a challenging place right now. Organizations can use this opportunity to create a mentally healthy workplace and give their people the support that they deserve.”
Efetivamente, os conceitos de felicidade e bem-estar no local de trabalho têm-se tornado, cada vez mais, relevantes e têm ganho extrema importância no mundo organizacional. A felicidade no trabalho é um fator fundamental que gera o bem-estar organizacional, e está relacionado com a capacidade que as Organizações têm de criar estratégias para proporcionar locais de trabalho onde os seus colaboradores se sintam motivados e inspirados a alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais e a contribuir para o sucesso organizacional. Os colaboradores, inseridos em Organizações que fomentam este tipo de estratégias, são mais criativos e possuem uma maior motivação para desencadear mudanças positivas, focando-se na resolução de problemas e tornando-se agentes e promotores de mudanças.
Também os líderes das Organizações desempenham um papel fulcral nestes âmbitos, sendo essencial incentivarem um ambiente que promova a colaboração, a cooperação, o trabalho de equipa e o sentido de compromisso de todos para com a visão e a missão das empresas.
Através de um estudo realizado pela PwC (PwC’s Well-being Learning Project), é possível concluir que uma liderança inclusiva e o trabalho de equipa permitem que o bem-estar prospere. O estudo revela que o bem-estar individual é promovido por um conjunto de fatores tais como a:
1. A inclusão na equipa, através da criação de um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e aceites como elementos únicos na sua equipa;
2. As características do trabalho, através do reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelos colaboradores e ao feedback regular e contínuo que recebem dos seus líderes;
3. O civismo, promovendo comportamentos respeitosos adotados entre todos os membros de uma equipa, e por fim;
4. O clima para o bem-estar estabelecido e proporcionado pela liderança e gestores das Organizações.
Efetivamente, os resultados deste estudo apoiam uma nova equação crítica de bem-estar no local de trabalho: quando as práticas organizacionais de bem-estar são combinadas com o compromisso individual dos colaboradores em abraçar comportamentos e atitudes saudáveis, há, de facto, um impacto positivo mensurável não apenas nos colaboradores, como também, nas equipas, nas relações com os clientes, nos resultados e no sucesso organizacional em geral.
Neste sentido, num mundo instável, onde a felicidade e o bem-estar têm vindo a distinguir-se como objetivos primordiais, as Organizações estão, cada vez mais, focadas em investir em atividades que visem a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores através da adoção de hábitos e atitudes saudáveis, e o seu compromisso, com vista a continuarem a alcançar os resultados desejados.
Vivemos um estado de constante mudança, onde é exigido às Organizações maior agilidade de transformação e alinhamento com o negócio. Agarre o presente e projete o futuro com a ajuda da PwC! Subscreva a HR for business.
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De acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2022, estima-se um acréscimo do Índice de Bem-estar (IBE) da população portuguesa relativamente ao ano anterior, revelando um período de crescimento contínuo a partir de 2012 e interrompido em 2020, muito marcado pela pandemia COVID-19, onde se verificou um decréscimo. Importa referir que, o IBE reflete, de acordo com o INE, a evolução do bem-estar da população recorrendo a índices traduzidos em duas perspetivas de análise: as condições materiais e a qualidade de vida.
De acordo com o INE, os fatores relacionados à qualidade de vida, tais como, a capacidade de conciliação entre o tempo dedicado ao trabalho e a outras vertentes da vida pessoal, nomeadamente a família, amigos ou o lazer em geral, é um importante fator de caracterização do bem-estar, sendo estes, os mais impactados negativamente ao longo da última década, revelando que existe, ainda, um longo caminho a percorrer.
De facto, para que a felicidade e o bem-estar no trabalho sejam encarados como uma realidade, é essencial que as Organizações priorizem a criação de um ambiente de trabalho favorável e que reconheçam e valorizem o trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. A oferta de benefícios que promovam o work-life balance e a criação de programas específicos de desenvolvimento pessoal e profissional, são algumas das estratégias cruciais para fomentar a satisfação, felicidade e bem-estar dos colaboradores.
É, portanto, uma condição win-win, em que as Organizações ganham se, efetivamente, proporcionarem as condições necessárias para fomentar a existência de colaboradores felizes e motivados, trazendo com isso, benefícios valiosos para as mesmas, tais como, por exemplo o aumento da produtividade, retenção de talento, menores índices de absentismo, maior engagement, menores índices de turnover e estratégias eficazes de employer branding.
São inúmeras as iniciativas onde as Organizações desempenham um papel preponderante na felicidade e no bem-estar dos seus colaboradores, pelo que destacamos algumas delas:
Em Portugal, muitas organizações já passaram efetivamente à ação, onde se tem verificado a adoção de programas, por parte das mesmas, que promovem o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores no local de trabalho. A aposta nestas estratégias traz, de facto, múltiplos retornos para as Organizações, nomeadamente no que concerne ao impacto positivo no desempenho e resultados.
O caminho a percorrer traz um conjunto de desafios e uma necessidade urgente, de promover junto das Organizações, estratégias que garantam a sensibilização, capacitação, transparência e consolidação de políticas e práticas internas de recursos humanos nestes domínios.
- Políticas e Práticas de Gestão Estratégica de Capital Humano (ex: Carreiras e Sucessões, Formação e Desenvolvimento, Retribuição e Benefícios)
- Programas de Wellbeing e Saúde Mental
- Estudos de Clima e Cultura Organizacional
- Wellbeing Assessments
- Employee Experience
- Coaching de Equipas e Individualizado
- Change Management
- People Analytics e Dashboards
- Diagnóstico de Workplace
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas de Wellbeing e Felicidade no trabalho.
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