14/08/24
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Vanessa Neves, Diretora de Recursos Humanos da Perfumes & Companhia, partilha na mais recente edição da HR for Business, quais os impactos positivos da Gestão da Mudança nas pessoas e consequentemente nos resultados organizacionais. Assista à entrevista conduzida por Ana Sofia Roque, Workforce Manager da PwC Portugal.
“Aquilo que nos distingue é a forma como olhamos para o cliente”, afirma Vanessa Neves. Apesar de muitos produtos serem semelhantes aos encontrados noutras lojas, a Perfumes & Companhia diferencia-se pela experiência que proporciona ao consumidor. “Investimos muito nas pessoas, não é por acaso que uma das nossas grandes fatias de orçamento é a formação. A formação assume um papel muito relevante, não só técnica, mas também comportamental”, realça Vanessa. O aconselhamento prestado pelos colaboradores é um pilar fundamental da marca.
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A primeira grande mudança na Perfumes & Companhia foi uma mudança atitudinal. Em 2015, quando a empresa foi adquirida pelo Grupo Arié, assistiu-se ao foco na criação de uma experiência acolhedora e positiva para o cliente. Para alcançar isso, todos os colaboradores da Perfumes & Companhia realizaram formação baseada em princípios de neurociência e técnicas de vendas, para criar uma relação de proximidade com o cliente.
Vanessa Neves destaca a implementação do modelo de formação como um dos aspetos mais impactantes na empresa, reforçando que essa implementação foi gradual e contínua. Adicionalmente, a marca possui uma mentalidade de não tomar nada como garantido e de mantém-se sempre aberta à inovação. A mentoria aos colaboradores e o foco constante na inovação são estratégias cruciais.
Uma das grandes lições aprendidas com a Gestão da Mudança é a capacidade de lidar com imprevistos. “Por melhor que esteja o projeto pensado, existem sempre imprevistos. Saber lidar com eles e não se deixar afetar negativamente é crucial”, menciona Vanessa Neves. Esse pensamento encontra-se fortemente alinhado com o lema da empresa: “Acreditar”.
Para organizações que ainda não começaram a implementar a Gestão da Mudança, Vanessa Neves aconselha “olhar pela janela”, isto é, estar atento ao que acontece fora da organização e estar aberto a aprender com o exterior. “O facto da terra se mover é um sinal de que o dia de amanhã vai ser diferente do de hoje e temos de acompanhar essa mudança.” refere Vanessa Neves.
A Perfumes & Companhia tem superado as expectativas de crescimento ano após ano. Vanessa Neves destaca que, apesar da importância crescente do digital, a experiência física nas lojas continua a ser valorizada pelos consumidores. “O digital não vai substituir o atendimento presencial e o atendimento presencial não vai substituir o digital”, afirma, destacando a importância do contato humano, especialmente após a pandemia.
Compreender as diversas necessidades dos consumidores atuais é um desafio constante. Adaptar-se a diferentes perfis de consumidores e proporcionar respostas personalizadas dentro das lojas abre um leque maior de oportunidades. Vanessa Neves menciona que durante a pandemia, o grande desafio foi manter a marca presente na mente dos consumidores.
Para Vanessa Neves, a organização ideal pode ser representada por um quadro branco, três marcadores e uma equipa. Estes objetos simbolizam o potencial de ideias, projetos e sonhos que permitem que uma organização tenha os olhos postos no futuro e planeie os seus próximos passos.
- Definir a visão estratégica para a mudança
- Analisar a disponibilidade e a resistência da organização para a mudança
- Analisar o impacto concreto para os diferentes grupos de colaboradores
- Aconselhar na gestão dos principais stakeholders dentro da organização, mitigando a resistência à mudança
- Aconselhar as metodologias e estratégias mais adequadas para o contexto da mudança e da organização
- Definir uma estratégia de iniciativas de gestão de mudança de acordo com as melhores práticas
- Desenvolver planos de capacitação à medida das necessidades dos diferentes grupos de colaboradores
- Criar iniciativas de gestão da mudança com auxílio de ferramentas disruptivas
- Definir métricas para monitorizar e avaliar o progresso e a implementação do programa de mudança
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas da Gestão da Mudança.
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