Como a Gestão da Mudança impulsiona o sucesso num mercado em constante transformação

14/08/24

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A Gestão da Mudança como impulsionadora do sucesso

Vanessa Neves, Diretora de Recursos Humanos da Perfumes & Companhia, partilha na mais recente edição da HR for Business, quais os impactos positivos da Gestão da Mudança nas pessoas e consequentemente nos resultados organizacionais. Assista à entrevista conduzida por Ana Sofia Roque, Workforce Manager da PwC Portugal.

Com mais de 25 anos de experiência e cerca de 130 lojas em todo o país, a Perfumes & Companhia destaca-se no mercado da beleza e bem-estar em Portugal. Num setor em constante evolução e numa era de grande globalização, a marca continua a posicionar-se enquanto líder de mercado, pelas mais diversas razões.

“Aquilo que nos distingue é a forma como olhamos para o cliente”, afirma Vanessa Neves. Apesar de muitos produtos serem semelhantes aos encontrados noutras lojas, a Perfumes & Companhia diferencia-se pela experiência que proporciona ao consumidor. “Investimos muito nas pessoas, não é por acaso que uma das nossas grandes fatias de orçamento é a formação. A formação assume um papel muito relevante, não só técnica, mas também comportamental”, realça Vanessa. O aconselhamento prestado pelos colaboradores é um pilar fundamental da marca.

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A Gestão da Mudança na Perfumes & Companhia

A primeira grande mudança na Perfumes & Companhia foi uma mudança atitudinal. Em 2015, quando a empresa foi adquirida pelo Grupo Arié, assistiu-se ao foco na criação de uma experiência acolhedora e positiva para o cliente. Para alcançar isso, todos os colaboradores da Perfumes & Companhia realizaram formação baseada em princípios de neurociência e técnicas de vendas, para criar uma relação de proximidade com o cliente.

Estratégias de sucesso

Vanessa Neves destaca a implementação do modelo de formação como um dos aspetos mais impactantes na empresa, reforçando que essa implementação foi gradual e contínua. Adicionalmente, a marca possui uma mentalidade de não tomar nada como garantido e de mantém-se sempre aberta à inovação. A mentoria aos colaboradores e o foco constante na inovação são estratégias cruciais.

Lições retirada dos processos de Gestão da Mudança

Uma das grandes lições aprendidas com a Gestão da Mudança é a capacidade de lidar com imprevistos. “Por melhor que esteja o projeto pensado, existem sempre imprevistos. Saber lidar com eles e não se deixar afetar negativamente é crucial”, menciona Vanessa Neves. Esse pensamento encontra-se fortemente alinhado com o lema da empresa: “Acreditar”.

Recomendações para Organizações que ainda não traçaram uma trajetória de Gestão da Mudança

Para organizações que ainda não começaram a implementar a Gestão da Mudança, Vanessa Neves aconselha “olhar pela janela”, isto é, estar atento ao que acontece fora da organização e estar aberto a aprender com o exterior. “O facto da terra se mover é um sinal de que o dia de amanhã vai ser diferente do de hoje e temos de acompanhar essa mudança.” refere Vanessa Neves.

Resultados e desafios da Gestão da Mudança

A Perfumes & Companhia tem superado as expectativas de crescimento ano após ano. Vanessa Neves destaca que, apesar da importância crescente do digital, a experiência física nas lojas continua a ser valorizada pelos consumidores. “O digital não vai substituir o atendimento presencial e o atendimento presencial não vai substituir o digital”, afirma, destacando a importância do contato humano, especialmente após a pandemia.

Como compreender o consumidor

Compreender as diversas necessidades dos consumidores atuais é um desafio constante. Adaptar-se a diferentes perfis de consumidores e proporcionar respostas personalizadas dentro das lojas abre um leque maior de oportunidades. Vanessa Neves menciona que durante a pandemia, o grande desafio foi manter a marca presente na mente dos consumidores.

A organização ideal definida através de objetos

Para Vanessa Neves, a organização ideal pode ser representada por um quadro branco, três marcadores e uma equipa. Estes objetos simbolizam o potencial de ideias, projetos e sonhos que permitem que uma organização tenha os olhos postos no futuro e planeie os seus próximos passos.

  

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Gabriela Teixeira

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Catarina Mateus Teles

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