14/08/24
É importante compreender quando estamos perante um processo de Gestão da Mudança eficaz e bem-sucedido, ou um processo com falhas na sua implementação que resulta num processo mal-sucedido. De acordo com a experiência PwC “cerca de 70% das iniciativas de mudança não atingem os resultados estratégicos esperados”.
Desta forma, a identificação de estratégias eficientes e adequadas que potenciam a adesão dos colaboradores num processo estratégico de Gestão da Mudança, deve ser tema de análise e debate nas organizações que ambicionam a consecução dos seus objetivos organizacionais.
Para responder a estas questões, entrevistamos Rita Barreiras, Digital & Technology Manager – Transformation Management Office na Central de Cervejas, que nos deu a conhecer as suas perceções face aos principais desafios e estratégias eficazes para implementar mudanças bem-sucedidas numa organização.
“Durante o meu percurso profissional, participei em várias mudanças organizacionais.
A que se destaca é a Transição para uma Cultura Customer-Centric: assumir uma abordagem centrada no cliente transformou a nossa organização.
Resultados positivos incluíram maior satisfação do cliente, retenção e crescimento de receitas, com a implementação de Novas Ferramentas de Trabalho como base para esta mudança cultural, que melhorou a eficiência e a colaboração.”
“Com base na minha experiência, duas das estratégias que podem ser relevantes na adesão à mudança são:
Comunicação clara
Comunicar de forma clara os benefícios da mudança e o impacto positivo para todos os intervenientes (“What’s in it for me?”)
Envolvimento dos Líderes
Líderes devem ser defensores da mudança e modelar o comportamento desejado na organização”
“É possível garantir um processo de comunicação eficaz, ao longo de todo o processo de mudança, através da utilização de:
Canais diversificados
Desde reuniões a e-mails, intranet e sessões de esclarecimento para manter todos informados.
Feedback contínuo
Ouvir as preocupações e ajustar a comunicação conforme necessário. É importante considerar a cultura da equipa impactada pela mudança e adaptar a comunicação, de forma a que a mensagem seja ajustada.”
Vivemos um estado de constante mudança, onde é exigido às Organizações maior agilidade de transformação e alinhamento com o negócio. Agarre o presente e projete o futuro com a ajuda da PwC! Subscreva a HR for business.
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“Duas das métricas que considero relevantes para a avaliação do sucesso das iniciativas de mudança são:
Taxa de Adoção
Percentagem de utilizadores que adotaram as novas práticas/processos (muitas vezes, é complexo termos uma forma fidedigna de medição desta métrica).
Satisfação do Cliente Interno
Avaliar a perceção dos colaboradores sobre a mudança.”
“Para as organizações que ainda não começaram a olhar para a Gestão da Mudança como uma prioridade, os primeiros passos a dar nesse sentido podem ser:
Compromisso da Liderança
Os líderes devem apoiar ativamente a Gestão da Mudança.
Plano de Comunicação
Criar um plano claro para comunicar a mudança a todos os níveis da organização.”
- Definir a visão estratégica para a mudança
- Analisar a disponibilidade e a resistência da organização para a mudança
- Analisar o impacto concreto para os diferentes grupos de colaboradores
- Aconselhar na gestão dos principais stakeholders dentro da organização, mitigando a resistência à mudança
- Aconselhar as metodologias e estratégias mais adequadas para o contexto da mudança e da organização
- Definir uma estratégia de iniciativas de gestão de mudança de acordo com as melhores práticas
- Desenvolver planos de capacitação à medida das necessidades dos diferentes grupos de colaboradores
- Criar iniciativas de gestão da mudança com auxílio de ferramentas disruptivas
- Definir métricas para monitorizar e avaliar o progresso e a implementação do programa de mudança
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas da Gestão da Mudança.
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