14/08/24
Há cerca de 5 anos era um consultor técnico, bastante focado apenas no meu silo e nas minhas tarefas de implementação. Seis meses após um go-live de uma solução HRIT (Human Resources Information Technology – SAP SuccessFactors), recebi um telefonema inesperado do Engagement Partner do cliente. A voz do outro lado estava carregada de frustração: “Vítor… O que é que aconteceu durante a implementação? Porque é que o meu cliente está descontente com o sistema que implementaste?” perguntou ele.
Fui apanhado de surpresa, tinha recebido e-mails tanto da equipa interna como do cliente com a felicitação da equipa pelo go-live e pelo excelente trabalho feito.
Seis meses após a implementação, o cliente deveria estar a aproveitar os benefícios dum novo sistema, no entanto, o sistema que prometia revolucionar a sua gestão de Recursos Humanos (RH), tornou-se uma fonte de descontentamento. As equipas do cliente estavam frustradas com o sistema e havia uma sensação geral de que o antigo sistema, apesar das suas limitações, era mais confiável e que o investimento feito na nova tecnologia de pouco tinha servido.
“A ausência de uma estratégia robusta de Gestão da Mudança pode comprometer o sucesso de projetos tecnológicos e uma abordagem proativa e bem planeada de Gestão da Mudança pode transformar um projeto de complexidade elevada numa história de sucesso.”
Nesse dia, passei algum tempo a refletir sobre os motivos pelos quais o grau de sucesso das implementações era díspar entre os diversos clientes, apesar de muitas vezes a solução técnica ser relativamente idêntica. As respostas a esta introspeção apontaram para um conjunto de conceitos que vim a descobrir que faziam parte de um conceito ainda maior, a Gestão da Mudança.
Nos próximos parágrafos, irei partilhar algumas das minhas experiências na implementação de soluções HRIT, destacando como a ausência de uma estratégia robusta de Gestão da Mudança pode comprometer o sucesso de projetos tecnológicos e, como uma abordagem proativa e bem planeada de Gestão da Mudança pode transformar um projeto de complexidade elevada numa história de sucesso.
No seguimento da implementação de SAP SuccessFactors para substituir o sistema de gestão de RH em dois clientes percebi que, ambos os projetos iniciaram com altas expectativas, forte apoio das camadas executivas e investimentos consideráveis na Tecnologia. No entanto, durante as diversas fases de implementação, a Gestão da Mudança foi constantemente considerada um tema secundário.
Uma das principais falhas nesta implementação foi a comunicação ineficiente. Os colaboradores não foram adequadamente informados sobre as mudanças que estavam por vir.
Este cliente focou-se maioritariamente nos aspetos técnicos da implementação (e a duplicação de processos do software anterior), privilegiando a documentação técnica e negligenciando a importância de informar e preparar os utilizadores para uma nova tecnologia. O resultado foi uma resistência significativa ao novo sistema. Sem compreenderem os benefícios e a razão da mudança, os colaboradores estavam mais inclinados a resistir e, em última análise, a sabotagem passiva tornou-se um problema real.
Outro exemplo de falha devido à falta de uma Estratégia de Gestão da Mudança foi a implementação de um módulo de recrutamento numa empresa multinacional.
Embora o sistema em si fosse robusto e altamente funcional, não foram realizadas sessões de capacitação interna nem disponibilizados os materiais suficientes. Os utilizadores finais participaram apenas numa sessão genérica de formação, a qual não contemplou as especificidades do trabalho diário e as funcionalidades avançadas do sistema. Como resultado, verificou-se o uso inadequado e o subaproveitamento do sistema, que fez com que os utilizadores finais voltassem a utilizar os métodos anteriores (Microsoft Excel) para gerir os seus processos de recrutamento.
Relativamente ao primeiro cliente, atendendo à reduzida adesão ao sistema, cerca de 6 meses após o go-live, o cliente lançou um pulse check para compreender os principais bloqueios à adoção do sistema. Os resultados confirmaram que a falta de comunicação durante e após o projeto foi o seu maior impedimento. Reconhecendo os pontos de melhoria, este decidiu reimplementar o sistema e, apesar do âmbito técnico ser ainda maior, verificou-se uma abordagem mais holística que combinou a experiência técnica previamente adquirida com as melhores práticas do software. Adicionalmente, a liderança do projeto passou do departamento de IT para o departamento de RH, que garantiu como prioridade as necessidades dos utilizadores finais. O cliente disponibilizou um orçamento considerável, e quase 40% do valor total do projeto foi alocado a atividades de Gestão da Mudança, que incluíram a comunicação contínua com todos os stakeholders, algo que tinha falhado na primeira vez.
Atualmente, é um dos clientes com os maiores níveis de satisfação e adesão ao sistema. A empresa continua a enviar pulse checks regularmente para monitorizar a satisfação e a utilização do sistema, por forma a assegurar que qualquer problema é identificado e resolvido atempadamente. Esta abordagem proativa, com o departamento de RH enquanto responsável da implementação, não só aumentou a aceitação do sistema como também garantiu um elevado retorno sobre o investimento, consolidando o sucesso da implementação e a satisfação dos utilizadores.
Vivemos um estado de constante mudança, onde é exigido às Organizações maior agilidade de transformação e alinhamento com o negócio. Agarre o presente e projete o futuro com a ajuda da PwC! Subscreva a HR for business.
Subscreva já a newsletter
A Gestão da Mudança não se resume a uma série de tarefas a realizar, mas sim a uma abordagem estratégica que deve ser integrada em todas as fases do projeto.
Desde o início, é crucial desenvolver um plano de Gestão da Mudança que inclua as seguintes atividades:
Naturalmente existe uma panóplia de outras razões pelas quais os projetos podem falhar, no entanto, creio que já muita tinta (e bytes) correu sobre essas razões. Ao integrar a Gestão da Mudança num processo de implementação e não renegá-la a atividade secundária, não só aumentamos a probabilidade de sucesso do projeto, como também promovemos uma cultura de aceitação e adaptação a novas tecnologias. As empresas que reconhecem a importância da Gestão da Mudança e investem tempo e recursos para planear e executar estratégias eficazes estarão mais bem posicionadas para colher os benefícios das suas novas soluções.
Todos os líderes de RH, IT, consultores e gestores de projetos que estão a ponderar ou já se encontram perante uma implementação tecnológica, devem considerar que, o sucesso não depende apenas da tecnologia que escolhem ou da senioridade dos consultores, depende também de como gerem a mudança que essa tecnologia traz.
A Gestão da Mudança é a ponte que conecta a visão estratégica à realidade operacional, e sua eficácia pode ser a diferença entre um projeto que fracassa ou um projeto que transforma positivamente a organização.
A história do telefonema, embora inicialmente frustrante, acabou por ser uma lição valiosa. Ajudou-me a compreender que, mesmo com a melhor tecnologia e metodologias, o fator humano é o verdadeiro diferencial entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Implementações tecnológicas são mais do que a adoção de novos sistemas, são transformações organizacionais que requerem atenção às necessidades e preocupações dos colaboradores.
- Definir a visão estratégica para a mudança
- Analisar a disponibilidade e a resistência da organização para a mudança
- Analisar o impacto concreto para os diferentes grupos de colaboradores
- Aconselhar na gestão dos principais stakeholders dentro da organização, mitigando a resistência à mudança
- Aconselhar as metodologias e estratégias mais adequadas para o contexto da mudança e da organização
- Definir uma estratégia de iniciativas de gestão de mudança de acordo com as melhores práticas
- Desenvolver planos de capacitação à medida das necessidades dos diferentes grupos de colaboradores
- Criar iniciativas de gestão da mudança com auxílio de ferramentas disruptivas
- Definir métricas para monitorizar e avaliar o progresso e a implementação do programa de mudança
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas da Gestão da Mudança.
Conheça os nossos serviços