Recomendações PwC – Gestão da Mudança

14/08/24

Já conhece a publicação da PwC, “HR for Business”?

Aceda aqui à newsletter!

Gestão da Mudança

No âmbito de atuação da equipa de Workforce da PwC, partilhamos algumas mais valias da implementação de processos de Gestão da Mudança, segmentadas por alguns tipos de mudanças que sabemos terem impacto nas Organizações. Tem dúvidas? Fale connosco!

Quando a organização está num processo em que ocorrem mudanças significativas, como reestruturações, fusões, aquisições ou implementações de novos sistemas, um plano de gestão da mudança pode ser fundamental para garantir uma transição suave e eficaz.

A implementação de novas tecnologias, sistemas ou processos dentro de uma organização pode ser impactada pela resistência dos colaboradores. Um plano de gestão da mudança pode ajudar a mitigar essa resistência, garantindo que os colaboradores estão preparados e apoiados durante a transição.

Quando a organização pretende alterar a sua cultura organizacional, promover uma maior colaboração, inovação ou diversidade e inclusão, um plano de gestão da mudança pode ser necessário para garantir que a mudança é bem-sucedida e sustentável.

Em resposta às pressões económicas pode surgir a necessidade de implementação de mudanças com o objetivo de reduzir custos e/ou aumentar a eficiência.

Um plano de gestão da mudança pode ajudar a minimizar o impacto negativo da mudança nos colaboradores.

Existem várias metodologias na Gestão da Mudança, é importante definir qual a que se ajusta ao âmbito da organização e à mudança a implementar. Abaixo detalhamos as nossas recomendações tendo por base a metodologia NextGen da PwC. Uma abordagem holística, centrada nas pessoas e adaptada às diferentes atividades de negócio, a fim de alcançar os resultados desejados.

Orientar a organização e seus colaboradores através da mudança, criando uma compreensão comum dos objetivos, visão e estratégia.
  • Identificação clara das razões para a mudança e a visão da mesma.
  • Envolvimento das lideranças da organização desde o primeiro dia do projeto.
  • Identificação detalhada dos impactos previstos decorrentes da mudança, tendo em conta a diversidade de grupos de colaboradores (ex: características do local de trabalho, funcionais, contratuais).
  • Criação de um sentido de urgência e co-criar uma visão para o futuro.
  • Definição de métricas de monitorização e avaliação do progresso do projeto e da concretização dos seus objetivos.
Envolver os colaboradores com um conceito para a mudança, de forma ativa e transparente no desenvolvimento de novas formas de trabalho e pensamento.
  • Desenho de um plano de iniciativas de gestão da mudança alinhado com os canais preferenciais e direcionado aos diferentes grupos de colaboradores.
  • Desenho de iniciativas de gestão da mudança inovadoras e disruptivas.
Fornecer informações e capacitar a organização com ferramentas, formação personalizada e suporte para implementar a mudança com sucesso.
  • Desenho do plano de iniciativas de capacitação adequado às características dos diferentes grupos de colaboradores.
  • Criação de iniciativas de capacitação interativas e user-friendly (ex: Gamification, Bots e Apps).
  • Identificação de Change Champions fortemente envolvidos na mudança aquando da criação desta mesma comunidade.
Fortalecer os colaboradores para integrarem a mudança de forma autónoma no seu dia-a-dia. Monitorizar a mudança através de dados concretos e comunicando os seus progressos com frequência.
  • Monitorização das métricas (KPIs) de avaliação do sucesso do projeto junto dos parceiros chave.
  • Criação de iniciativas de gestão da mudança que correspondam às necessidades de reforço para a mudança juntos dos diversos grupos de colaboradores.
  • Celebração de todas as conquistas.

Continue a ler a mais recente edição da HR for Business. Subscreva e receba no seu email um alerta sobre cada nova edição!

  



Precisa de ajuda no âmbito da Gestão da Mudança?

Saiba como a equipa de Workforce da PwC pode ajudar no seu negócio!



- Definir a visão estratégica para a mudança
- Analisar a disponibilidade e a resistência da organização para a mudança
- Analisar o impacto concreto para os diferentes grupos de colaboradores
- Aconselhar na gestão dos principais stakeholders dentro da organização, mitigando a resistência à mudança
- Aconselhar as metodologias e estratégias mais adequadas para o contexto da mudança e da organização
- Definir uma estratégia de iniciativas de gestão de mudança de acordo com as melhores práticas
- Desenvolver planos de capacitação à medida das necessidades dos diferentes grupos de colaboradores
- Criar iniciativas de gestão da mudança com auxílio de ferramentas disruptivas
- Definir métricas para monitorizar e avaliar o progresso e a implementação do programa de mudança

* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas da Gestão da Mudança.
Conheça os nossos serviços 

 

Contacte-nos

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Consulting Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Ana Sofia Roque

Ana Sofia Roque

Workforce Manager, PwC Portugal

Tel: +351 926 705 199

Catarina  Mateus Teles

Catarina Mateus Teles

Workforce Consultant, PwC Portugal

Siga-nos