Compreenda o cenário de implementação de People Analytics em Moçambique através desta nossa entrevista a Hanifa Hassangy, Diretora de Capital Humano no Absa Bank Moçambique e com vasta experiência em RH. Saiba tudo sobre o impacto do People Analytics nos processos de recrutamento, seleção, diversidade e inclusão, e engagement dos colaboradores.
Apresentamos-lhe a nossa convidada:
“Numa sociedade cada vez mais digitalizada, em constante mudança e marcada por volatilidade e incertezas sem precedentes, a capacidade de tomar decisões baseadas em dados tornou-se vital para o sucesso das organizações. Diversos setores, como a banca, já investem significativamente em análise de dados para compreender o comportamento e as preferências dos clientes, gerir perfis de risco e prevenir fraudes.
Como profissional de Recursos Humanos, sempre me questionei: como podemos utilizar a análise de dados para compreender e tomar decisões estratégicas sobre um dos mais importantes parceiros das organizações — os seus colaboradores? Durante a minha trajetória profissional, percebi que grande parte das decisões em processos de RH eram baseadas em experiência passada e intuição, sem o suporte de dados concretos. No entanto, os colaboradores, hoje, representam muito mais do que um simples fator de produção a ser gerido conforme as exigências de lucro. São parceiros estratégicos, cuja complexidade e singularidade – características de cada ser humano e grupo social – devem ser analisadas, compreendidas e valorizadas.
A integração do People Analytics – ou seja, a recolha e análise de dados para a tomada de decisões informadas relativamente à força de trabalho – oferece uma oportunidade única para navegar esta complexidade. Através do People Analytics, conseguimos transformar dados em insights acionáveis, com impacto direto tanto na experiência do colaborador como nos resultados do negócio.
Este processo envolve o uso de sistemas de gestão de informação, ferramentas de visualização e análise de dados que nos permitem otimizar os processos ao longo do ciclo de vida do colaborador, desde o recrutamento até à retenção, passando pela gestão da remuneração e benefícios, avaliação de desempenho, promoções e outros aspetos cruciais da gestão do capital humano.”
A relação entre a aprendizagem contínua e a aplicação estratégica do People Analytics – tem o potencial de transformar a forma como trabalhamos e inovamos. A combinação destas duas forças não só impulsiona a evolução das competências individuais, mas também posiciona as organizações como verdadeiros centros de inovação e excelência.
Hanifa Hassangy,Especialista em RH, Absa Bank – Moçambique“No que toca à implementação de People Analytics, identifico três principais desafios em Moçambique:
Muitas empresas carecem de sistemas robustos capazes de recolher, armazenar e analisar dados de forma eficiente. Mesmo aquelas que já ultrapassaram a barreira tecnológica deparam-se frequentemente com o desafio da qualidade dos dados, um elemento crucial para garantir decisões precisas. Dados inconsistentes ou incompletos podem comprometer todo o processo de análise e as iniciativas estratégicas que dele derivam.
Existe ainda uma resistência significativa por parte das lideranças de topo mais conservadoras, bem como das lideranças intermédias, em adotar uma abordagem de gestão de talentos orientada por dados. Persiste alguma relutância por parte dos tomadores de decisão em confiar exclusivamente em dados e algoritmos como critério para a tomada de decisões, preferindo frequentemente fontes menos cientificamente fundamentadas ou baseadas em experiências pessoais. Esta resistência cultural atrasa a plena integração do People Analytics como ferramenta estratégica e limita o seu impacto.
Garantir que a análise de dados respeite a privacidade dos colaboradores é um fator crítico e, muitas vezes, subvalorizado. É essencial assegurar que estas práticas estejam totalmente alinhadas com os regulamentos em vigor e que exista uma abordagem ética no tratamento das informações pessoais.”
Vivemos um estado de constante mudança, onde é exigido às Organizações maior agilidade de transformação e alinhamento com o negócio. Agarre o presente e projete o futuro com a ajuda da PwC! Subscreva a HR for business.
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“No Absa Bank Moçambique, os dados têm sido utilizados de forma estratégica em diversas iniciativas de Recursos Humanos, tanto ao nível do 'Recrutamento e seleção', 'Diversidade e inclusão' e 'Engagement dos colaboradores'. Partilho com os leitores da “HR for Business”, o que fizemos em particular em cada uma destas áreas e no âmbito de People Analytics:
Se eu fosse uma super-heroína, o meu poder especial seria a “Visão Analítica 360.°”, uma habilidade que me permitiria desvendar os padrões ocultos nos dados e compreender a natureza humana complexa e multifacetada para além dos números e estatísticas. Com esta capacidade, conseguiria:
Acredito que este poder seria uma grande valência na integração do People Analytics, reforçando o equilíbrio entre a ciência dos dados e a gestão centrada nas pessoas, garantindo que os colaboradores permanecem no centro das decisões organizacionais.
Vivemos numa era em que o conhecimento e a informação estão mais acessíveis do que nunca. Desenvolver a capacidade de aprender de forma autónoma, de ser autodidata, é essencial para acompanhar as transformações do mundo moderno. Em paralelo, a utilização de People Analytics destaca-se como uma ferramenta poderosa para compreender, gerir e potenciar o valor humano nas organizações.
A combinação destas duas forças – a aprendizagem contínua e a aplicação estratégica do People Analytics – tem o potencial de transformar a forma como trabalhamos e inovamos. Ao promover uma cultura autodidata e integrar dados que orientem decisões sobre o capital humano, as organizações criam um ecossistema dinâmico, onde o crescimento individual e organizacional se tornam complementares.
Incutir a importância de aprender continuamente e de forma autónoma, enquanto se exploram as valências do People Analytics, não só impulsiona a evolução das competências individuais, mas também posiciona as organizações como verdadeiros centros de inovação e excelência.
- Diagnóstico e Planeamento Estratégico de People Analytics
- Análise da Maturidade Organizacional
- Definição e Implementação da Estratégia de People Analytics
- Desenvolvimento de competências
- Identificação e Seleção de Sistemas de Informação essenciais à gestão eficiente de dados da sua organização
- Implementação de soluções de People Analytics
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas de People Analytics.
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