{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.title}}
{{item.text}}
Os especialistas em Economia da PwC têm o conhecimento profundo e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e/ou ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada.
A nossa equipa é composta por economistas especializados que desenvolvem abordagens e métodos direcionados para responder às suas questões. Adaptamos os nossos serviços às suas necessidades individuais, oferecendo estudos teóricos e empíricos e opiniões de especialistas com base em abordagens pragmáticas e métodos cientificamente reconhecidos, que podem ser stand-alone ou contribuir para estudos mais alargados que necessitem do contributo de conhecimento económico, gerando insights pertinentes para apoiar governos, órgãos reguladores, associações e empresas nas suas decisões estratégicas. Não utilizamos uma metodologia única, mas selecionamos aquela que consideramos mais adequada para cada caso particular, com base nas características dos dados disponíveis e objetivos do projeto.
Além disso, a nossa rede global PwC permite o acesso a especialistas em economia em vários mercados, com mais de 200 colegas internacionais de Economia no Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Índia, Países Baixos, Espanha, Estados Unidos da América, entre outros.
A PwC tem um longo histórico de aplicação de ferramentas económicas de forma inovadora, fornecendo insights baseados em evidências para apoiar o planeamento estratégico e de negócios, combinando experiência económica com a visão setorial da PwC.
Integrar sustentabilidade, em todos os seus ângulos, na atividade das empresas contribui para a criação de valor a longo-prazo, não só para os seus shareholders (ótica interna), mas também para a sociedade e os seus stakeholders (ótica interna).
A PwC apoia os seus clientes a identificar e quantificar, quais os eixos de criação ou destruição de valor associada à sua área de atuação, ou seja, quais os impactos decorrentes de decisões estratégicas (ex-ante ou ex-post), seja de um projeto, política ou setor, não só os efeitos financeiros diretos, mas, também, sobre os impactos económicos, sociais e ambientais ao longo da sua cadeia de valor.
Refere-se a contribuição de uma empresa para a economia através de Valor Acrescentado Bruto (VAB). Incorpora as consequências dos impactos diretos, indiretos e induzidos de cinco indicadores: lucros, salários, investimentos, intangíveis e as exportações.
Incorpora os efeitos das atividades da empresa na sociedade, tais como: saúde, educação e apoio à comunidade.
Refere-se ao impacto de uma empresa sobre a sociedade como resultado da emissão de gases com efeito estufa (GEE), emissões atmosféricas, uso do solo, poluição da água e produção de resíduos.
Complementarmente, a PwC desenvolveu a PwC Total Impact Tool, que permite, de forma célere, estimar a pegada ambiental e socioeconómica de uma empresa/setor, com base no seu nível de atividade e na sua estrutura de fornecimentos.
Na PwC, acreditamos que para tomar decisões eficazes com impacto tangível, os programas devem ser bem fundamentados desde o início e os resultados devem ser monitorizados e avaliados.
Quantificar e explicar os efeitos das intervenções (projeto, programa ou política em curso ou concluído, o seu desenho, implementação e resultados) é essencial para que os formuladores de políticas tomem decisões informadas. Junto com o cliente e outros atores relevantes, desenvolvemos e discutimos a melhor abordagem para avaliar e monitorizar os resultados das intervenções, através de uma combinação de metodologias composta por abordagens quantitativas e qualitativas, resultando na formulação de recomendações específicas para ação.
1. Diagnóstico inicial: Realizamos análises de diagnóstico para entender o estado atual, oportunidades e desafios de mercados, setores, tendências e áreas políticas específicas e as implicações dos mesmos.
2. Visão e estratégia: Desenvolvemos visões, planos e estratégias globais para o crescimento macroeconómico e o desenvolvimento sustentável. Também produzimos previsões, análises de tendências e análises de cenários que suportem o planeamento.
3. Análise e priorização de projetos: Conduzimos avaliações ex-ante de políticas, programas e investimentos individuais ou de portfólios, para avaliar trade-offs e orientar a priorização. Acreditamos que para otimizar o investimento e a seleção de projetos, as decisões devem basear-se num equilíbrio entre estratégias de longo prazo e imperativos de curto prazo.
4. Monitorização: Através da monitorização de programas, analisamos a evolução do programa e a sua informação, comparamos os resultados reais com os planeados, com o objetivo de avaliar o quão bem a intervenção está a ser implementada. Este exercício é uma oportunidade para agir, fazendo modificações para garantir o alcance dos objetivos.
5. Avaliação: Conduzimos avaliações intermédias e retrospetivas/finais de políticas, programas e investimentos individuais ou de portfólios, para avaliar a sua eficiência, eficácia, impacto, relevância e/ou sustentabilidade.