{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.title}}
{{item.text}}
A “Momento Económico”, enquanto Thought Leadership de economia, tem como objetivo ser uma publicação de referência, que o ajudará a manter-se informado sobre as perspetivas evolutivas da economia nacional e das grandes tendências globais.
A PwC tem o conhecimento e as competências necessárias para o apoiar na tomada de decisões fundamentadas. Ajudamo-lo a projetar o futuro!Subscreva a “Momento Económico”
“Em tempos de incerteza, com este Momento Económico, pretendemos incluir maior clareza nas suas decisões.”
O Banco de Portugal, nas projeções divulgadas em Março, prevê um crescimento da economia portuguesa de 2.3% em 2025. A trajetória de crescimento no período 2025-26 beneficia da maior procura externa e de uma execução concentrada dos fundos europeus.
No final deste primeiro trimestre, observamos, no entanto, um novo período de incerteza deliberada impulsionado pelo "Liberation Day" – a Administração Trump anunciou um novo regime de tarifas reciproco que vem interromper um período de 75 anos de globalização das trocas comerciais.
Este regime estipula que a partir de 5 de abril vigore uma tarifa base de 10% para todos os países e tarifas individualizadas para 60 países, como é o caso da UE, com uma tarifa de 20%.
A nível nacional, o Boletim Económico de março de 2025, já alertou para a elevada exposição das exportações ao mercado norte-americano, estimando uma possível redução do PIB de 1.1% ao fim de três anos e uma retaliação de igual magnitude.
A “Bússola para a Competitividade” surge na sequência das recomendações feitas no Relatório Draghi e pretende simplificar o quadro regulamentar, promover um mercado único e competências/empregos de qualidade, bem como, financiar a competitividade. Os seus imperativos são o mote para várias iniciativas, tendo já sido lançadas, por exemplo, a iniciativa Omnibus Package, o Readiness 2030 ou a estratégia Savings and Investments Union. Apresentamos maior detalhe num artigo publicado pela PwC, “Bússola para a Competitividade da UE: Estratégia para a renovação económica”.
Os mercados globais de M&A poderão estar de volta a uma trajetória ascendente: o volume de transações com valor acima dos mil milhões de euros aumentou 17% em 2024, e o valor médio por transação aumentou também. No entanto, é importante ter em conta que as transações de pequena e média dimensão decresceram 18% no mesmo ano. Ainda assim, vários fatores poderão impactar o futuro do mercado de M&A, nomeadamente a volatilidade e incerteza geopolíticas, o aumento das taxas de juro de longo prazo e as altas avaliações das empresas.
O primeiro ministro indiano e a presidente da Comissão Europeia acordaram a finalização do acordo de comercialização livre entre a Índia e a UE até ao fim de 2025. Caso se materialize, este será o maior acordo de comércio até hoje estabelecido, com o objetivo de fortalecer os laços económicos em tecnologia, segurança e defesa, prioridades assumidas como estratégicas pela Europa. Irá, ainda, contribuir para limitar o impacto da crescente fragmentação, protecionismo e tarifas comerciais, mitigando alguns riscos geopolíticos. Independentemente dos avanços, é importante notar que este acordo foi adiado durante vários anos devido à relutância de ambas as partes.
Portugal entregou em Bruxelas a reprogramação do Portugal 2030, permitindo que grandes empresas nas áreas do digital, das tecnologias limpas e da biotecnologia possam aceder a fundos comunitários. Para além de trazer € 1.2 mil milhões do COMPETE 2030 e de programas regionais para apoiar as grandes empresas, esta reprogramação inclui também uma linha de € 176 milhões – o “Restore” – para financiar consequências de desastres naturais. A reprogramação permitirá ainda que projetos que saíram do PRR, como é o exemplo da Barragem de Água do Pisão, sejam financiados pelo PT2030, através do programa Sustentável 2030.
A nossa equipa de Economics da área Strategy Advisory da PwC Portugal tem o conhecimento e as competências necessárias para desenvolver análises e previsões de mercado, análises de impacto (seja económico, social e ambiental), de custo-benefício, ou qualquer outro apoio relacionado com tópicos económicos, pretendendo apoiar a tomada de decisão fundamentada em diversos contextos, seja público ou privado.
Fale connosco!