A contribuição total do Turismo em Portugal em 2016 representou de acordo com o WTTC 16,6% do PIB e 19,6% do emprego em Portugal.
O peso do turismo na economia Portuguesa foi ainda maior em 2017, com o País a ser destacado no último documento do WTTC “T&T Global Economic Impact & Issues 2018” como um dos países onde o número de turistas e a contribuição direta para o PIB mais cresceu, assim como um dos países onde o crescimento do Turismo ultrapassou mais o crescimento da economia.
Dados do terceiro trimestre de 2017 indicam que mais de 37% dos empregos criados nos 12 meses anteriores foram na área da Hotelaria e Restauração – 53.000 postos de trabalho. Nos últimos dois anos em média só estes dois setores do turismo foram responsáveis por um terço do total do emprego criado em Portugal.
No plano das contas externas, a balança do Turismo CTP-PwC (transporte aéreo incluído) registou um saldo positivo de 10,85 mil milhões de euros (+ 21,59% que em 2016) contribuindo decisivamente para o saldo positivo da balança de bens e serviços.
Miguel Santos Bello, Advisory Manager
Sendo Portugal um País com descontinuidade geográfica – duas regiões autónomas são arquipélagos, situado na periferia da Europa, e apenas com uma fronteira terrestre, o transporte aéreo torna-se determinante na movimentação de pessoas, sendo o principal meio de chegada ao país.
Com o crescimento da importância do Turismo em Portugal e sendo os aeroportos nacionais as principais portas de entrada no país, estes têm um papel fundamental na economia nacional.
De acordo com a UNWTO, a nível global 55% dos turistas viajam com recurso ao transporte aéreo. Destes, 80% viajam em lazer e por motivos particulares (descritos como visitas a amigos e família, religião, saúde entre outros).
Em Portugal estima-se em 2017 que cerca de 85% dos turistas estrangeiros que se alojaram em estabelecimentos hoteleiros chegaram a Portugal de avião.
O tráfego nos aeroportos nacionais cresceu 63% entre 2014 e 2017. Em 2017 os aeroportos em Portugal registaram 25,7 milhões de chegadas de passageiros, um crescimento de 16,7% face ao ano de 2016.
Os aeroportos nacionais têm assim uma importância decisiva no Turismo e na Economia Nacionais.