Em traços gerais, o regime fiscal aplicável a criptoativos em Portugal prevê que:
As regras acima estão dependentes do cumprimento de determinadas condições, nomeadamente quanto ao país de residência do sujeito passivo e/ou do devedor do rendimento.
A informação acima não dispensa a análise da situação concreta.
São diversas as recentes alterações à legislação fiscal portuguesa no sentido de promover a criação e desenvolvimento de Startups em Portugal.
Para informação mais detalhada aceda à nossa página sobre o Incentivo Fiscal à Investigação Científica e Inovação (IFICI).
Portugal faz parte da União Europeia, da Zona Euro e do espaço Schengen. Com um ambiente político e social estável, uma sociedade segura, uma força de trabalho altamente qualificada e fluente em inglês e uma excelente qualidade de vida, não é surpresa que Portugal esteja a tornar-se uma escolha de topo para trabalhadores altamente qualificados e empreendedores que desejam residir na União Europeia.
Se quiser alear a estes aspetos um regime fiscal extremamente competitivo para Startups e para os seus trabalhadores, Portugal não deverá estar apenas na sua lista de opções, mas sim no topo da mesma.
6
Unicórnios de origem portuguesa
4719
Startups no ecossistema português em 2024
100% de Pontuação
No que respeita a tributação e simplificação de Stock Options
€ 2.000
Salário médio, em Portugal, dos trabalhadores do ecossistema
6.ª Posição
No English Proficiency Index
58%
Peso das exportações no volume total de negócios das Startups
15.ª Posição
Em qualidade de vida para expatriados
7.ª Posição
No Global Peace Index
Análise detalhada das implicações fiscais decorrentes da mudança para Portugal, tendo em consideração, nomeadamente, os regimes fiscais especiais potencialmente aplicáveis.
■Assistência com os registos fiscais perante a administração fiscal portuguesa ou perante a segurança social, e com a inscrição no regime de Residentes Não Habituais, bem como com outros regimes fiscais especiais.
■Assistência com obrigações fiscais, incluindo a preparação e entrega de declarações anuais de imposto sobre o rendimento português.
■Conceção, análise, implementação e monitorização de políticas remuneratórias numa perspetiva fiscal e de segurança social.
■Assistência na conceção, implementação e identificação dos impactos fiscais e de segurança social de Planos de Ações (stock options, RSUs, phantom shares, etc.), bem como de Management Incentive Plans.
■Serviços de assessoria fiscal regular para pessoas singulares em matéria de implicações fiscais e de segurança social em Portugal.
■A equipa legal e a equipa de impostos sobre o rendimento das pessoas coletivas poderão igualmente prestar assistência nos respetivos temas.