Future of Work Survey

Repensar a estratégia para o futuro do trabalho e do escritório

O trabalho remoto é considerado a tendência com maior impacto e que está a provocar mais alterações ao modelo de negócio das organizações em Portugal.

A PwC lançou um survey com o intuito de entender como as empresas e colaboradores em Portugal estão a reagir ao desafio do trabalho remoto e como preveem adaptar-se no futuro.

As 100 empresas e os mais de 4.600 colaboradores envolvidos nesta iniciativa, deram-nos acesso a uma amostra que nos possibilitou o entendimento transversal das necessidades e perspetivas futuras a nível nacional. Através do Future of Work Survey foi possível compreender e analisar as necessidades atuais e entender, sempre na perspetiva das empresas e também dos colaboradores, os desafios do futuro.

Partilhamos consigo os principais resultados deste survey*, ajudando-o a repensar a estratégia para o futuro do trabalho e do escritório.

* Resultados obtidos através de questionário online entre 13 de março e 13 de abril de 2021

Download do estudo completo

70% das empresas querem manter o regime de trabalho remoto no futuro, sendo o modelo híbrido o preferencial – 57% acredita que são necessários 2 a 3 dias por semana no escritório para manter a cultura corporativa.

Principais conclusões – o futuro do trabalho e do escritório

1. Transição e produtividade em regime remoto

Sucesso da transição para trabalho remoto é consensual entre colaboradores (95%) e empresas (86%) em Portugal. Tal não acontece com a produtividade, para 63% dos colaboradores aumentou e 53% das empresas não se alterou.

Colaboradores e empresas destacam positivamente a inovação de produtos e serviços, e colaboração em novos projetos mas evidenciam maiores dificuldades no onboarding a colaboradores, manutenção de espirito de equipa, formação e cultura corporativa.

2. Perspetivas do futuro do trabalho

Mais de 80% dos colaboradores gostaria de trabalhar remotamente pelo menos uma vez por semana, mas empresas consideram esta realidade aplicável apenas a parte da workforce. 65% das empresas já possui ou prevê implementar políticas de trabalho remoto.

As iniciativas planeadas pelas empresas para melhorar a eficiência incidem em implementação de ferramentas, formação material de escritório. Colaboradores destacam necessidade de apoio nas despesas domésticasdia flexível gestão do volume de trabalho.

3. O novo propósito do escritório

Para colaboradores, o escritório deve priorizar o cultivo de relações (42%) e colaboração (39%). Para as empresas o escritório deve promover a cultura (85%), colaboração eficiente (67%) e assegurar um espaço para colaboradores que não podem trabalhar remotamente (59%).

Mais de 45% das empresas espera alterações na área ocupada e/ ou estratégia de imobiliário. Empresas pretendem dar enfase a espaços colaborativos e de lazer, eficiência energética e hot desking. Colaboradores destacam importância da qualidade do ar distanciamento físico.

  

Preparar o futuro com a PwC

“A recente experiência de trabalho remoto colocou as organizações perante um ponto de mudança e disrupção, que irá impactar o seu futuro a vários níveis – este é um momento que requer uma visão estratégica clara. A abordagem da PwC, assente numa lógica flexível, permitirá apoiar as organizações a endereçar eficazmente os desafios identificados.”

Cláudia Rocha
Strategy Advisory Partner
PwC Portugal

As decisões tomadas agora impactarão as organizações no futuro – ao nível da cultura, na atração e retenção de talentos, dos modelos de trabalho e de negócio e na resposta inovadora às mudanças de contexto. Precisamos de dar resposta às questões mais críticas: 

  • Como se sentem as pessoas e quais são as suas necessidades?
  • Quem poderá trabalhar remotamente?
  • Quem precisará de aceder ao escritório e por quanto tempo?
  • Quando as pessoas necessitam de trabalhar de forma focada, onde o farão? E como irão desenvolver trabalho colaborativo? Que ferramentas necessitam?
  • Quais as necessidades de espaço futuro? Como preparar a mudança na organização?

Este é um momento que requer uma visão estratégica clara.

Fale connosco Conheça os nossos serviços

Siga-nos

Contacte-nos

Cláudia Rocha

Cláudia Rocha

Strategy Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Pedro Guerreiro

Pedro Guerreiro

Strategy Advisory Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Leonor Leal

Leonor Leal

Strategy Advisory Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 317

Fechar