A PwC lançou um survey com o intuito de entender como as empresas e colaboradores em Portugal estão a reagir ao desafio do trabalho remoto e como preveem adaptar-se no futuro.
As 100 empresas e os mais de 4.600 colaboradores envolvidos nesta iniciativa, deram-nos acesso a uma amostra que nos possibilitou o entendimento transversal das necessidades e perspetivas futuras a nível nacional. Através do Future of Work Survey foi possível compreender e analisar as necessidades atuais e entender, sempre na perspetiva das empresas e também dos colaboradores, os desafios do futuro.
Partilhamos consigo os principais resultados deste survey*, ajudando-o a repensar a estratégia para o futuro do trabalho e do escritório.
* Resultados obtidos através de questionário online entre 13 de março e 13 de abril de 2021
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70% das empresas querem manter o regime de trabalho remoto no futuro, sendo o modelo híbrido o preferencial – 57% acredita que são necessários 2 a 3 dias por semana no escritório para manter a cultura corporativa.
Sucesso da transição para trabalho remoto é consensual entre colaboradores (95%) e empresas (86%) em Portugal. Tal não acontece com a produtividade, para 63% dos colaboradores aumentou e 53% das empresas não se alterou.
Colaboradores e empresas destacam positivamente a inovação de produtos e serviços, e colaboração em novos projetos mas evidenciam maiores dificuldades no onboarding a colaboradores, manutenção de espirito de equipa, formação e cultura corporativa.
Mais de 80% dos colaboradores gostaria de trabalhar remotamente pelo menos uma vez por semana, mas empresas consideram esta realidade aplicável apenas a parte da workforce. 65% das empresas já possui ou prevê implementar políticas de trabalho remoto.
As iniciativas planeadas pelas empresas para melhorar a eficiência incidem em implementação de ferramentas, formação e material de escritório. Colaboradores destacam necessidade de apoio nas despesas domésticas, dia flexível e gestão do volume de trabalho.
Para colaboradores, o escritório deve priorizar o cultivo de relações (42%) e colaboração (39%). Para as empresas o escritório deve promover a cultura (85%), colaboração eficiente (67%) e assegurar um espaço para colaboradores que não podem trabalhar remotamente (59%).
Mais de 45% das empresas espera alterações na área ocupada e/ ou estratégia de imobiliário. Empresas pretendem dar enfase a espaços colaborativos e de lazer, eficiência energética e hot desking. Colaboradores destacam importância da qualidade do ar e distanciamento físico.
“A recente experiência de trabalho remoto colocou as organizações perante um ponto de mudança e disrupção, que irá impactar o seu futuro a vários níveis – este é um momento que requer uma visão estratégica clara. A abordagem da PwC, assente numa lógica flexível, permitirá apoiar as organizações a endereçar eficazmente os desafios identificados.”
Cláudia Rocha
Strategy Advisory Partner
PwC Portugal
As decisões tomadas agora impactarão as organizações no futuro – ao nível da cultura, na atração e retenção de talentos, dos modelos de trabalho e de negócio e na resposta inovadora às mudanças de contexto. Precisamos de dar resposta às questões mais críticas:
Este é um momento que requer uma visão estratégica clara.