As principais empresas industriais vivem uma profunda transformação digital. Estão a digitalizar algumas das suas funções internas essenciais, na cadeia de valor vertical, bem como externas, com os seus parceiros da cadeia de valor horizontal e já estão a melhorar os seus portfólios de produtos com funcionalidades digitais e serviços inovadores de bases de dados.
No final deste processo de transformação, as empresas industriais de sucesso tornar-se-ão verdadeiras empresas digitais, com os seus produtos físicos melhorados por interfaces digitais e serviços inovadores com base em dados e informação. Estas empresas digitais irão trabalhar mais próximas dos seus clientes e fornecedores em verdadeiros ecossistemas industriais digitais. A PwC continua a acreditar que a indústria portuguesa pode e deve ser um motor de desenvolvimento preponderante da economia para os próximos anos.
Em Portugal apenas 34% das 56 empresas observadas considerou estar num nível avançado de digitalização, o que, face aos números globais (33%), demonstra algum alinhamento. Contudo, 86% das empresas portuguesas do setor têm como expectativa alcançar elevados níveis de digitalização, nos próximos cinco anos, uma expetativa 14% acima do que os resultados globais.
Definimos a Indústria 4.0 como a quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 foca-se na total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor
"Para não perder a oportunidade que representa a denominada Indústria 4.0 as empresas industriais nacionais têm de aceitar que um setor industrial dinâmico e moderno é um fator essencial para o crescimento da economia e que a digitalização é também um fator incontornável para o setor".
Definir a estratégia para a Indústria 4.0
A estratégia irá definir todos os passos a seguir para que a empresa se torne digital. É necessário: a) avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos cinco anos; b) dar prioridade a medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa; c) liderança da empresa alinhada e disposta a suportar e defender a abordagem a seguir.
Desenvolver as capacidades de análise de dados
Identificar e reunir a melhor informação, partilhá-la para os devidos propósitos e analisá-la de forma eficaz será crítico para uma tomada de decisão mais esclarecida. É crucial utilizar os dados para melhorar os produtos e os processos, desenvolvendo ligações diretas entre o processo de decisão e o desenvolvimento de sistemas inteligentes.
Desenvolver projetos-piloto
Utilizar projetos-piloto para apresentar os conceitos e demonstrar o valor acrescentado que estes podem trazer à empresa. Depois de reunidos exemplos de sucesso será mais fácil ganhar a aprovação da gestão da empresa e assegurar investimentos de maior dimensão. Criar parcerias com start-ups e empresas digitais líderes é uma boa estratégia para acelerar o processo de inovação digital.
Transformar-se numa empresa digital
A decisão de executar uma transformação digital na empresa deve ser levada em consideração, com liderança, compromisso e visão por parte da gestão. Para que se possa adotar uma cultura digital, todos os colaboradores deverão estar alinhados com esse objetivo, na forma como pensam e agem, experimentando as novas tecnologias e aprendendo novas formas de executar.
Definir as competências essenciais necessárias
As abordagens de maior sucesso passam pela análise das capacidades necessárias para executar novos modelos de negócio digitais. Para implementar uma nova competência é necessário considerar quatro dimensões estratégicas: organização, pessoas, processos e tecnologia. É necessário desenvolver estratégias de implementação de novas tecnologias, que também estimulem pessoas e que possam ser benéficas à operacionalização da empresa.
Planear ativamente uma abordagem ao ecossistema digital
É fundamental o desenvolvimento de produtos e serviços de forma a dar resposta à procura do consumidor. Os verdadeiros avanços na performance ocorrem quando se procura ativamente entender os comportamentos dos consumidores, permitindo-lhe definir qual o papel da sua empresa num futuro ecossistema de parceiros, fornecedores e consumidores.