Indústria automóvel

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

+351 213 599 357

Email

Equilibrar as exigências legislativas e as expectativas dos consumidores

As tendências atuais, tais como veículos com emissões zero e fabrico neutro em carbono, demonstram a importância crescente da sustentabilidade na indústria automóvel. Estas tendências não são impulsionadas apenas pela introdução de regulamentos mais rigorosos sobre emissões ou mesmo quotas, mas também por uma maior consciência das questões ambientais e de sustentabilidade na sociedade e por um interesse crescente dos consumidores em veículos sustentáveis. Além disso, os automóveis deixaram de ser um símbolo de estatuto para muitos. Partilhar, em vez de possuir, é uma opção adequada para muitos consumidores, e não apenas por razões ambientais.

Os fabricantes e fornecedores de automóveis devem, portanto, reavaliar a sustentabilidade dos seus produtos e cadeias de valor. O seu maior desafio aqui é cumprir os requisitos legislativos, assegurando ao mesmo tempo um fabrico rentável e satisfazendo as exigências dos consumidores.

Para alcançar este equilíbrio, a indústria terá de desenvolver soluções sustentáveis que transformem tanto o produto como a cadeia de valor.

 

 

 

 

 

 


Como transformar numa indústria sustentável

A indústria automóvel está a passar por uma convulsão radical. Esta transformação está a ser impulsionada por quatro tendências principais: eletromobilidade, serviços de mobilidade partilhada, condução autónoma e veículos conectados. A crescente procura de carros elétricos e de soluções de mobilidade inovadoras mostra como a questão da sustentabilidade se tornou agora importante. Entretanto, investidores e mutuantes estão também a prestar mais atenção: Querem compreender os riscos climáticos enfrentados pelos fabricantes e fornecedores de automóveis e evitar danos à reputação como resultado da associação com organizações não amigas do clima.

Esta tendência é acelerada tanto pelas políticas como pela alteração das preferências dos consumidores. Alguns fabricantes e fornecedores já reagiram a estas tendências, pelo menos em certa medida. Por exemplo, estão a aumentar o número de veículos elétricos na sua gama e a fornecer soluções de mobilidade flexível. No entanto, o potencial está longe de estar esgotado.

Há ainda um longo caminho a percorrer para transformar a indústria automóvel numa indústria que seja realmente sustentável.

Há três questões no centro desta transformação:


1. Alterações climáticas e emissões de carbono

As alterações climáticas e os seus impactos têm sido parte de um debate social mais amplo desde há algum tempo. Como resultado, os legisladores tornaram a regulamentação sobre emissões de carbono consideravelmente mais onerosa nos últimos anos. Os fabricantes de automóveis são obrigados a reduzir as suas emissões de carbono, tanto durante o fabrico dos veículos como durante as emissões dos próprios veículos. Neste contexto, a utilização de grupos motopropulsores alternativos, como as células de combustível, desempenha um papel importante.

2. Sustentabilidade ao longo da cadeia de valor

À medida que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, as cadeias de valor sustentáveis estão a tornar-se cada vez mais importantes para a indústria automóvel. Baseiam-se no princípio da reutilização e reciclagem de recursos. A criação de transparência ao longo da cadeia de abastecimento é fundamental. Esta é a única forma de rastrear a origem das peças e assegurar a sustentabilidade ao longo da cadeia de valor. Com isto em mente, os fabricantes e fornecedores de automóveis estão a considerar como implementar soluções inovadoras tais como uma economia circular, reciclagem de baterias, componentes biodegradáveis e processos sustentáveis na investigação, desenvolvimento e fabrico.

3. Responsabilidade digital

À medida que a autocondução e os veículos conectados se tornam mais comuns, o foco mudará para questões como o desbloqueio do valor digital, a proteção de dados e a segurança dos dados. Por um lado, os fabricantes e fornecedores de automóveis têm de definir as funcionalidades e tecnologias digitais que são necessárias para implementar soluções sustentáveis. Ao mesmo tempo, porém, são necessárias diretrizes rigorosas para evitar violações das leis sobre dados.

 


A sua situação

Soluções exequíveis, rentáveis e sustentáveis

Os fabricantes e fornecedores de automóveis estão à procura de soluções que sejam viáveis e rentáveis, ao mesmo tempo que sustentáveis, a fim de integrar a sustentabilidade nos seus modelos de negócio. Para o fazerem, têm de considerar questões como as seguintes:

Alterações climáticas e emissões de carbono

  • Quais são as melhores soluções em termos de permitir ao meu negócio reduzir as emissões de carbono - por exemplo, baterias elétricas ou células de combustível?

  • De que competências e conhecimentos precisamos para poder implementar estas soluções?

  • Como podemos medir a nossa pegada de carbono e garantir que cumprimos os requisitos legislativos?

Sustentabilidade ao longo da cadeia de valor

  • Que processos devemos dar prioridade à medida que nos transformamos no sentido da sustentabilidade?

  • Como podemos implementar soluções sustentáveis, tais como uma economia circular e a reciclagem de baterias?

  • Como podemos criar transparência ao longo da cadeia de abastecimento?

Responsabilidade digital

  • Que funções e tecnologias digitais são necessárias para apoiar soluções sustentáveis na indústria automóvel?

  • Como é que as funções e tecnologias digitais contribuem para os objetivos de sustentabilidade do nosso negócio?

  • Como podemos garantir a proteção e a segurança dos dados?

     


Os nossos serviços

Desenvolver estratégias e soluções relacionadas com a sustentabilidade

A nossa equipa da PwC e Strategy& combina especialistas da indústria automóvel com especialistas interprofissionais em sustentabilidade. Oferecemos uma gama variada de serviços relacionados com a sustentabilidade, desde a formulação de estratégias até à sua implementação.

No espaço da sustentabilidade, dispomos de conhecimentos específicos nas seguintes áreas:

  • Estratégia de sustentabilidade: definição de uma estratégia de sustentabilidade e posicionamento do seu negócio em termos de sustentabilidade;

  • Modelo empresarial sustentável: integração da sustentabilidade na estrutura organizacional, processos, KPIs e esquemas de incentivos;

  • Transformação de processos sustentáveis: transformar processos ao longo da cadeia de valor para se tornarem mais sustentáveis, por exemplo, investigação & desenvolvimento e fabrico sustentáveis;

  • Soluções de e-mobilidade: implementação de soluções de e-mobilidade que vão desde a formulação e reestruturação de estratégias até à investigação, desenvolvimento e fabrico, passando pelo marketing e vendas;

  • Implementação de uma economia circular: estabelecimento de soluções de economia circular entre fabricantes e fornecedores de automóveis, com enfoque na reciclagem de baterias;

  • Medição do impacto: criar transparência em relação aos impactos ambientais das atividades empresariais ao longo de toda a cadeia de valor automóvel; e

  • Relatórios de sustentabilidade: prestação de assistência com relatórios não financeiros, por exemplo desenvolvendo KPIs não financeiros para relatórios internos e externos.

     


A nossa promessa

Os nossos especialistas da PwC e Strategy& dedicarão toda a sua perícia e know-how para ajudar os fabricantes de automóveis a transformarem-se em empresas sustentáveis.

Como parte da rede global da PwC, temos acesso a uma grande rede de especialistas em todo o mundo.

 

Outras indústrias no campo da sustentabilidade

Setor energético

Os serviços públicos de energia enfrentam o desafio de fornecer às pessoas energia acessível, fiável e sustentável ao mesmo tempo que valorizam as suas próprias empresas. Isto exige uma abordagem holística.

Saiba mais

Serviços financeiros

A sustentabilidade no setor financeiro está a ganhar importância à medida que novos regulamentos entram em vigor. Aqueles que avançam para investimentos verdes e produtos financeiros sustentáveis no início não só ganham uma clara vantagem competitiva como também dão um contributo fundamental para alcançar os objetivos climáticos no âmbito do Plano de Ação da UE.

Saiba mais

Produção industrial

A produção industrial é responsável por cerca de 40 por cento das emissões globais de CO2. Isto significa que o setor tem uma responsabilidade especial cabe-lhes tornar o futuro da produção mais sustentável. Descubra como.

Saiba mais

Setor Público

O que até há pouco tempo era considerado "agradável de ter" é hoje em dia crucial para o sucesso económico a longo prazo de uma empresa: a sustentabilidade desempenha um papel central na forma como os negócios são conduzidos. O foco está na forma como o negócio de uma empresa tem impacto no ambiente e na sociedade, e como isto molda o seu modelo de negócio. No fim de contas, a sustentabilidade é equivalente ao "direito de jogo” de uma empresa.

Saiba mais

Farmacêuticos e ciências da vida

Compensa às empresas farmacêuticas e de ciências da vida dar um passo em direção à sustentabilidade. Se agirem agora, podem reduzir significativamente os seus custos e riscos ao mesmo tempo que aumentam a sua reputação e o valor da sua própria empresa.

Saiba mais

Retalho e bens de consumo

Os retalhistas e fabricantes têm de integrar a sustentabilidade nas suas práticas empresariais. Os consumidores exigem-no. A tarefa chave é assegurar a transparência ao longo de toda a cadeia de abastecimento e tornar a sustentabilidade visível e quantificável.

Saiba mais

Imóveis

O setor imobiliário é um dos principais emissores de CO2. Consequentemente, o público, os investidores e os decisores políticos apelam a mudanças nos modelos de negócio das empresas imobiliárias, o que exigirá uma transformação holística.

Saiba mais

Transporte e logística

O setor dos transportes e da logística está (apenas) a progredir lentamente com a sustentabilidade. Os desenvolvimentos atuais - tais como a digitalização, novos concorrentes e expectativas dos clientes - oferecem, no entanto, muito espaço para dar forma a soluções sustentáveis.

Saiba mais

Siga-nos

Contact us

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Hide