{{item.title}}
{{item.text}}
{{item.title}}
{{item.text}}
O seu especialista para perguntas
O tema da sustentabilidade já é algo bem conhecido e familiar para a indústria dos transportes e logística. No entanto, a indústria regista um progresso lento: As emissões de CO2 do transporte rodoviário de mercadorias aumentaram mais de 20% desde 1995, apesar de os veículos serem hoje mais eficientes. E embora o volume continue a crescer sem diminuir, é realmente necessária uma redução maciça para atingir as metas climáticas acordadas.
Ao mesmo tempo, a pandemia originada pelo coronavírus iluminou a vulnerabilidade das cadeias logísticas e de valor global e a mobilidade. A indústria dos transportes e da logística está a revelar-se essencial em dois aspetos: Em primeiro lugar, fornece soluções de transporte compatíveis com o clima, o ambiente e a sociedade que estão a ajudar a aplanar a curva climática. Em segundo lugar, a indústria está a estabelecer cadeias de transporte robustas, mesmo quando as condições climáticas e ambientais estão a mudar.
A indústria dos transportes e da logística está a sofrer uma transformação. Isto representa também uma oportunidade para implementar uma vasta gama de soluções sustentáveis.
Os clientes estão a tornar-se mais perspicazes: Os clientes B2B esperam transparência, flexibilidade e fiabilidade em tempo real. Ao mesmo tempo, as cadeias de abastecimento estão a mudar e a resiliência está a ganhar importância. Os viajantes esperam ser capazes de personalizar os seus planos de viagem e viajar sem problemas para os seus destinos; também preferem cada vez mais soluções de transporte sustentáveis.
Ambiente competitivo em mudança: Novos intervenientes, tais como plataformas de transporte digital, estão a fazer incursões no mercado. Clientes como a Amazon estão a tornar-se concorrentes. No entanto, os empreendimentos cooperativos estão também a crescer e a facilitar soluções sustentáveis, por exemplo, na área da distribuição urbana.
Muitas empresas de transporte e logística estabeleceram objetivos de sustentabilidade para si próprias e oferecem produtos e soluções sustentáveis. Mas a maioria delas fica muito aquém do seu potencial. Isto deve-se a uma variedade de razões.
Desafios típicos:
Transparência: Dados fiáveis sobre emissões ou preocupações dos trabalhadores ao longo da cadeia de valor não estão disponíveis ou não estão a ser aproveitados.
Integração de dados: As empresas são incapazes de integrar a sustentabilidade na sua estratégia empresarial. Insuficiente integração horizontal e vertical dentro da empresa.
Estratégia: Há uma falta de foco estratégico em questões-chave e pontos de venda únicos.
Muitas empresas não estão a alcançar todo o seu potencial e estão a cair no esquecimento quando se trata de sustentabilidade. Aconselhamos os nossos clientes nas seguintes áreas, que estão repletas de oportunidades:
Avaliação de impacto
A base de qualquer estratégia de sustentabilidade orientada para os objetivos é um relatório consistente e fiável - incluindo sobre os fatores essenciais ao desempenho.
Os transportes são responsáveis por um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na UE. O setor dos transportes desempenha, portanto, um papel essencial na crise climática. Ao mesmo tempo, a eficiência energética ajuda a reduzir os custos, especialmente porque os preços do CO2 continuam a subir. Enquanto algumas empresas de transporte visam a neutralidade de carbono, os criadores de tendências já se esforçam por ser positivos em termos de carbono. Além disso, uma compreensão dos riscos climáticos constitui a base para cadeias de transporte resilientes.
Uma abordagem abrangente da cadeia de valor - incluindo todos os fornecedores, aspetos ecológicos e sociais do transporte, a aquisição de veículos e o estabelecimento de infraestruturas logísticas - está a tornar-se a norma.
Somos guiados por três crenças fundamentais:
Implementação de estratégia: Uma estratégia de sustentabilidade eficaz deve estar intimamente ligada à estratégia empresarial, enraizada na organização e sistematicamente implementada.
Know-how da indústria e especialização em sustentabilidade: Os nossos especialistas em transporte e logística trabalham em estreita colaboração com peritos em sustentabilidade e representantes da sua empresa.
Abordagem holística: Adotamos uma abordagem abrangente da sustentabilidade, recorrendo a especialistas internos e externos e a stakeholders da nossa rede global.
Vamos trabalhar em conjunto para transformar a sua empresa num campeão da sustentabilidade nos transportes e na logística!
Veículos com emissões zero, conceitos inovadores de mobilidade e produção neutra em CO2 - a indústria automóvel enfrenta mudanças radicais. Quando se trata de transformação sustentável dentro da indústria automóvel, podemos ajudar.
Os serviços públicos de energia enfrentam o desafio de fornecer às pessoas energia acessível, fiável e sustentável ao mesmo tempo que valorizam as suas próprias empresas. Isto exige uma abordagem holística.
A sustentabilidade no setor financeiro está a ganhar importância à medida que novos regulamentos entram em vigor. Aqueles que avançam para investimentos verdes e produtos financeiros sustentáveis no início não só ganham uma clara vantagem competitiva como também dão um contributo fundamental para alcançar os objetivos climáticos no âmbito do Plano de Ação da UE.
A produção industrial é responsável por cerca de 40 por cento das emissões globais de CO2. Isto significa que o setor tem uma responsabilidade especial cabe-lhes tornar o futuro da produção mais sustentável. Descubra como.
O que até há pouco tempo era considerado "agradável de ter" é hoje em dia crucial para o sucesso económico a longo prazo de uma empresa: a sustentabilidade desempenha um papel central na forma como os negócios são conduzidos. O foco está na forma como o negócio de uma empresa tem impacto no ambiente e na sociedade, e como isto molda o seu modelo de negócio. No fim de contas, a sustentabilidade é equivalente ao "direito de jogo” de uma empresa.
Compensa às empresas farmacêuticas e de ciências da vida dar um passo em direção à sustentabilidade. Se agirem agora, podem reduzir significativamente os seus custos e riscos ao mesmo tempo que aumentam a sua reputação e o valor da sua própria empresa.
Os retalhistas e fabricantes têm de integrar a sustentabilidade nas suas práticas empresariais. Os consumidores exigem-no. A tarefa chave é assegurar a transparência ao longo de toda a cadeia de abastecimento e tornar a sustentabilidade visível e quantificável.
O setor imobiliário é um dos principais emissores de CO2. Consequentemente, o público, os investidores e os decisores políticos apelam a mudanças nos modelos de negócio das empresas imobiliárias, o que exigirá uma transformação holística.