A luta pela sustentabilidade na produção industrial tem vindo a decorrer desde a revolução industrial. No entanto, no contexto do aquecimento global, o tema da produção sustentável está atualmente a receber mais atenção do que nunca - porque a indústria é particularmente intensiva em recursos e intensiva em energia. Quando o consumo de energia e calor é incluído no cálculo, a indústria é responsável por cerca de 40 por cento das emissões globais de dióxido de carbono. Uma grande proporção está relacionada com materiais básicos como o aço, alumínio, plástico e cimento. Estima-se que o consumo global destes materiais seja duas ou mesmo quatro vezes superior até ao ano 2050.
A produção industrial está atualmente a passar por uma transformação. Isto abre um vasto leque de oportunidades para soluções sustentáveis:
A mudança das expectativas dos clientes está a aumentar a velocidade da inovação e a gerar procura de novos processos de fabrico, por exemplo, embalagens sem plástico e recicláveis.
A digitalização e automação estão a criar fábricas ligadas que podem poupar recursos e produzir bens de forma mais eficiente, por exemplo, permitindo a impressão em 3D de componentes personalizados e reduzindo a utilização de materiais e recursos.
As cadeias de abastecimento estão a tornar-se cada vez mais globais e multicamadas, o que também as torna mais complexas e mais vulneráveis - como a pandemia de COVID-19 tem demonstrado, e como o crescente impacto das alterações climáticas irá demonstrar no futuro. As redes de produção estão a mudar de forma dinâmica, incluindo uma tendência para a recolocação de partes da cadeia de valor.
A excelência operacional e a eficiência de custos podem assegurar a capacidade competitiva de uma empresa e podem também contribuir para a sustentabilidade - através de equipamento mais eficiente, por exemplo.
As empresas enfrentam exigências regulamentares e expectativas crescentes dos investidores, particularmente relacionadas com a sustentabilidade (por exemplo, orientação RSE, taxonomia da UE). O aumento da transparência está a aumentar a pressão e a causar mudanças substanciais nas atividades de produção e ao longo de toda a cadeia de valor.
Muitas empresas fabricantes estabeleceram objetivos de sustentabilidade, e oferecem produtos e soluções sustentáveis. Contudo, estas encontram-se muitas vezes confortavelmente dentro dos limites do que é possível. Há muitas razões para tal.
Os desafios típicos incluem:
Estratégia: Não há um foco estratégico claro em tópicos materiais ou nenhuma diferenciação identificável de outros intervenientes no mercado.
Transparência: Faltam ou não são utilizados dados fiáveis sobre emissões ou tópicos relacionados com funcionários.
Integração: As empresas não podem ligar o tema da sustentabilidade à sua estratégia empresarial. A integração horizontal e vertical na empresa é inadequada.
Muitas empresas estão a ser impulsionadas por requisitos regulamentares e não estão a explorar todo o potencial de sustentabilidade. Estamos a apoiar os nossos clientes na exploração de oportunidades particularmente atrativas nas seguintes áreas:
Uma estratégia clara que deriva dos tópicos materiais para a empresa e seus stakeholders é a base para ancorar a sustentabilidade em todos os processos e áreas de uma empresa. Isto cria as condições certas para minimizar os riscos de sustentabilidade, tais como os da cadeia de fornecimento ou da cadeia de valor mais ampla. Também ajuda as empresas a ganhar e a criar confiança entre clientes e empregados, ao mesmo tempo que reduz os custos e cria uma diferenciação clara em relação aos concorrentes. Isto coloca as empresas numa posição forte para aproveitarem as oportunidades de mercado relacionadas com a sustentabilidade.
O setor industrial enfrenta expectativas de descarbonizar a sua utilização de eletricidade, calor e refrigeração. As empresas líderes estão a estabelecer "Objetivos de Base Científica" que se provou serem derivados dos objetivos climáticos globais - e que são também auditados e vinculativos. Algumas empresas estão a estabelecer objetivos "Net Zero", enquanto outras estão mesmo a liderar o caminho para a positividade climática. Ao melhorar a eficiência, alavancar sinergias, abraçar a eletrificação e utilizar gases verdes, é possível produzir bens mais sustentáveis com uma pegada de carbono reduzida.
Os produtores devem olhar muito atentamente para a sua cadeia de valor global em termos de considerações sociais e ambientais. Para as empresas da indústria química e metalúrgica, por exemplo, cerca de 60% das emissões climáticas são geradas fora dos seus próprios locais de produção. Para os produtores de maquinaria e equipamento, este valor situa-se em quase 90%. A cadeia de abastecimento é também responsável pela maior parte da poluição atmosférica, consumo de água e uso do solo.
Uma grande parte dos impactos ambientais é gerada quando os clientes utilizam os produtos, particularmente quando isto envolve máquinas e equipamento com grande durabilidade. Por este motivo, a sustentabilidade já deve ser tida em consideração durante o desenvolvimento do produto, e a adequação a um modelo económico circular deve ser planeada em cada fase de todo o ciclo de vida do produto. Através de medidas como a reutilização orientada de componentes ou máquinas inteiras, é possível reduzir a pegada ambiental - ao mesmo tempo que se reduzem os custos.
As empresas devem cumprir requisitos de transparência cada vez mais exigentes relativamente à sua pegada de ESG, bem como regras para a elaboração de relatórios de sustentabilidade (por exemplo, leis da cadeia de valor, taxonomia da UE, diretrizes de RSE). Transparência e relatórios de sustentabilidade consistentes que reflitam fatores relevantes para as empresas criam a base de uma estratégia de sustentabilidade orientada.
A nossa Equipa de Sustentabilidade juntar-se-á a si em cada passo da sua jornada para a produção industrial sustentável.
O nosso trabalho é guiado por três crenças fundamentais:
Da estratégia à implementação: Uma estratégia de sustentabilidade eficaz deve estar intimamente ligada à estratégia empresarial global, ser integrada na organização e implementada de forma consistente.
Conhecimento industrial e especialização em sustentabilidade: A nossa equipa inclui consultores com muitos anos de experiência na produção industrial, que trabalham em estreita colaboração com especialistas em sustentabilidade e representantes da sua empresa.
Perspetivas holísticas: Temos uma visão abrangente da sustentabilidade e alavancamos os especialistas internos e externos, bem como os stakeholders da nossa rede global.
Vamos trabalhar em conjunto para transformar a sua empresa numa força impulsionadora da sustentabilidade na produção industrial.
A indústria química desempenha um papel central nos esforços globais para enfrentar os maiores desafios que a sociedade e o ambiente enfrentam - tais como as alterações climáticas. Esta indústria esforça-se agora por se afastar de uma abordagem reativa e orientada para o cumprimento, e por se concentrar antes na criação de valor.
Veículos com emissões zero, conceitos inovadores de mobilidade e produção neutra em CO2 - a indústria automóvel enfrenta mudanças radicais. Quando se trata de transformação sustentável dentro da indústria automóvel, podemos ajudar.
A sustentabilidade no setor financeiro está a ganhar importância à medida que novos regulamentos entram em vigor. Aqueles que avançam para investimentos verdes e produtos financeiros sustentáveis no início não só ganham uma clara vantagem competitiva como também dão um contributo fundamental para alcançar os objetivos climáticos no âmbito do Plano de Ação da UE.
O que até há pouco tempo era considerado "agradável de ter" é hoje em dia crucial para o sucesso económico a longo prazo de uma empresa: a sustentabilidade desempenha um papel central na forma como os negócios são conduzidos. O foco está na forma como o negócio de uma empresa tem impacto no ambiente e na sociedade, e como isto molda o seu modelo de negócio. No fim de contas, a sustentabilidade é equivalente ao "direito de jogo” de uma empresa.
Compensa às empresas farmacêuticas e de ciências da vida dar um passo em direção à sustentabilidade. Se agirem agora, podem reduzir significativamente os seus custos e riscos ao mesmo tempo que aumentam a sua reputação e o valor da sua própria empresa.
Os retalhistas e fabricantes têm de integrar a sustentabilidade nas suas práticas empresariais. Os consumidores exigem-no. A tarefa chave é assegurar a transparência ao longo de toda a cadeia de abastecimento e tornar a sustentabilidade visível e quantificável.
O setor imobiliário é um dos principais emissores de CO2. Consequentemente, o público, os investidores e os decisores políticos apelam a mudanças nos modelos de negócio das empresas imobiliárias, o que exigirá uma transformação holística.
O setor dos transportes e da logística está (apenas) a progredir lentamente com a sustentabilidade. Os desenvolvimentos atuais - tais como a digitalização, novos concorrentes e expectativas dos clientes - oferecem, no entanto, muito espaço para dar forma a soluções sustentáveis.